MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Trabalhadores rurais fazem samba no carnaval de Várzea Alegre (CE)


Duas escolas de samba animam do município de Várzea Alegre, no Cariri.
Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro começou tradição em 1963.

Do G1 CE

Para comemorar o bom inverno de 1963, agricultores da comunidade do Roçado de Dentro resolveram sair no carnaval pelas ruas do município de Várzea Alegre, a 446 km de Fortaleza. Com fantasias de máscaras de papelão e galhos como alegorias, o grupo recebeu apoio dos foliões e, hoje, reúne 700 integrantes, entre crianças, jovens e adultos, com o nome de Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd).
Há 49 anos, a escola de samba é uma das principais atrações do carnaval de Várzea Alegre e exibe nas ruas muitas cores, brilhos e paetês. No domingo (19), a partir das 17h, os 72 ritmistas da bateria da Esurd começam a fazer samba com o tema “Tributo a Várzea Alegre - Terra de Todos Nós”. “Este ano, vamos mostrar os contrastes do município. Nossa bateria, vai ter sanfona, berimbau e cuíca. Vai ser uma mistura”, conta o mestre da bateria, Carlos Joviano.
Ainda hoje, o aposentado Francisco Valentim não abre mão de tocar cavaquinho na “escola de coração”. “Eu puxo samba na Roçado de Dentro de muito longe. Comecei tocando cavaquinho e cantando”, lembra Valentim.

Da comunidade, a bateria seguirá pelas ruas, se unirá às 16 outras alas da escola na concentração e desfilará até o Parque Cívico São Raimundo Nonato na sede do município. De com a diretoria, em 2011, a Esurd desfilou com a participação de 800 pessoas para um público recorde de 5 mil espectadores.
Além da Unidos do Roçado de Dentro, o carnaval de Várzea Alegre também conta com a Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS). A escola foi fundada em 1986 e reúne moradores do bairro Sanharol. Antes de ser oficializada escola de samba, o grupo ganhava as ruas de Várzea Alegre como bloco “A velha debaixo da cama”.
A dedicação para as fantasias e alegorias aumenta a cada ano de carnaval. As escolas de Várzea Alegre já apostam em profissionais que passaram pelas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo para a preparação dos desfiles de Várzea Alegre. A MIS montou vários pavilhões pela cidade para montagem. O desfile oficial da Mocidade Independente do Sanharol será, às 19 horas, na segunda-feira (20) e terá como tema “A Várzea Alegre de Canto em Canto”.
Bloco e escola mirim
As escolas têm blocos e escolas mirins. No sábado (18), a MIS leva às ruas uma escola de samba mirim com 200 crianças de 3 a 12 anos, distribuídas em comissão de frente, bateria, baianinhas, dois casais de mestres-salas e porta-bandeiras mirins, destaques e mais oito alas. Na terça-feira (21), a Esurd fará o mesmo percurso do domingo com o “Bloco do Roçado de Dentro” com instrumentos de sopro e percussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário