MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Situação precária e falta de leitos em UTIs neo-natal preocupam pacientes


Em maternidade de Belo Horizonte, 18 leitos deixaram de funcionar.
Bebê morreu em Ouro Preto após esperar mais de 24 horas por vaga.

Do G1 MG

A situação precária e a falta de leitos nas Unidades de Atendimento Intensivo (UTIs) neo-natal em Minas Gerais é motivo de preocupação e tristeza para diversos pacientes. Nesta quinta-feira (2), um bebê morreu após esperar por mais de 24 horas por uma vaga no setor. A família da criança, que vive em Ouro Preto, na Região Central do estado, levou a criança a uma unidade de saúde da cidade nesta quarta-feira (1º), mas, devido a complicações, ela precisava ser transferida para a capital mineira. Na quinta-feira (2), uma vaga surgiu em um hospital de BH e ela chegou a ser transportada em uma ambulância, mas morreu a caminho da capital.
No início de dezembro de 2011, o MGTV fez uma reportagem denunciando a dificuldade enfrentada por várias gestantes, que não conseguiam marcar o parto ou sofriam com mau atendimento na Santa Casa de Ouro Preto, único hospital do município. Três bebês teriam morrido por falta de uma UTI na cidade.

Os problemas não são exclusivos das cidades do interior. Na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, nem todas as vagas podem ser usadas. Dezoito leitos foram desativados pela Vigilância Sanitária porque o espaço não era suficiente para comportar os equipamentos. De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Paulo Poggiali, a unidade de saúde opera atualmente com 60% da capacidade.

Ainda segundo o presidente, a situação do hospital Júlia Kubitschek também é preocupante. No local, o atendimento na UTI Neonatal foi interrompido.

De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), os 18 leitos desativados na Maternidade Odete Valadares não vão voltar a funcionar por falta de espaço. Em relação ao funcionamento da UTI Neonatal do hospital Julia Kubitschek, a previsão é que seja restabelecido no fim de fevereiro.

Segundo informações da Central de Leitos, está em andamento o processo de credenciamento para a abertura de vagas para recém-nascidos na Santa Casa de Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário