MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sindicato recomenda manter aulas suspensas durante greve na Bahia


Aulas foram suspensas em diversas instituições do Estado.
Poucos alunos compareceram às escolas que mantiveram aulas.

Do G1 BA

Segundo Jaime Davi, assessor de Natálio Dantas - presidente do sindicato das escolas particulares da Bahia, "enquanto tiver essa insegurança na cidade e em outros municípios que foram registradas situações de confusão, a nossa recomendação é não ter aulas para assegurar a integridade física de alunos, professores e funcionários. Amanhã (7) nós teremos uma nova reunião com a diretoria do sindicato e algumas escolas, às 14h30, para decidir se vamos manter a recomendação de suspensão das aulas ou se retomamos as atividades na quarta-feira (8). Estamos analisando a situação dia após dia". A informação foi data no final da tarde desta segunda-feira (6), após reunião com representantes do sindicato.

Em Salvador, o sindicato das escolas particulares representa 300 instituições de ensino e 150 escolas no interior.
No colégio Central da Bahia, um dos maiores do estado, o pátio estava vazio na manhã desta segunda-feira (6). Dentro da escola, poucos alunos e alguns funcionários trabalhando. Um milhão e meio de estudantes foram matriculados na rede estadual de educação.
Em outra escola do Estado, localizada no centro de Nazaré, a direção informou que dos 25 professores, só oito apareceram. Entre os poucos alunos que estiveram no colégio, muitos vieram com os pais. “Por questão de ser o primeiro dia de aula e por conta da segurança. Mesmo assim, ela volta comigo”, disse Rosilda Souza, mãe de uma das alunas.

Por orientação do sindicato das escolas particulares, 300 escolas suspenderam a volta às aulas. Em Salvador, são mais de 180 mil estudantes que vão ter que aguardar mais alguns dias para voltar para as aulas. “Aí fica legal, porque vou ter mais uns dias para brincar, mas eu quero que as aulas voltem logo”, diz Jaime Costa.

Sobre o fato das escolas não terem aula, Clécia Carvalho, a mãe de um aluno, é a favor. “Eu acho válido porque está mantendo a segurança das crianças, que estão muito ansiosas para que começar logo essas aulas”, disse.

Ensino Superior
Por conta da greve da Polícia Militar na Bahia, seis instituições de ensino superior suspendem a aulas nesta segunda-feira (6) na Bahia. A UNIME suspendeu as aulas nas unidades de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna. A faculdade Área 1, localizada em Salvador, também suspendeu as aulas nesta segunda-feira, mas mantém o funcionamento dos setores de atendimento.

As unidades da FTC de Jequié, Feira de Santana e Itabuna também resolveram suspender as atividades na manhã desta segunda-feira. Já a unidade da FTC em Salvador, apenas as atividades acadêmicas estão suspensas no turno matutino. A Faculdade Social da Bahia, localizada no bairro de Ondina, em Salvador, também suspendeu as atividades nesta segunda-feira. A Unijorge, além das atividades acadêmicas, suspendeu também as funções administrativas da instituição. A Unifacs também cancelou as atividades nesta segunda-feira.
O sindicato dos estabelecimentos de ensino particular da Bahia informou que, devido à greve da Polícia Militar, o sindicato dos estabelecimentos de ensino particular da Bahia decidiu suspender as aulas desta segunda-feira (6). Segundo o presidente do sindicato, Natálio Dantas, a orientação de cancelar a volta às aulas tem como objetivo manter a integridade física de alunos, professores e funcionários das instituições.
Após reunião neste domingo (5) com o general Gonçalves Dias, responsável pela segurança nos estados da Bahia e Sergipe, o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o secretário de Educação da Bahia, Prof. Barreto, Natálio Dantas informaram que será realizada uma assembleia com toda a diretoria do sindicato das escolas particulares para decidir se retoma as aulas na terça-feira (7).
“Vou fazer uma assembleia amanhã às 13h com a diretoria do sindicato para decidir se a gente continua com a mesma movimentação de não ter aula ou volta às aulas a partir de terça-feira. Tudo depende da diretoria. Vou levar o que foi garantido na reunião”, disse Natálio Dantas. Segundo ele, na reunião deste domingo foi garantida a segurança nas instituições de ensino com as tropas do exército. “Eles prometeram segurança nas escolas através do exército e aí nós vamos analisar amanhã em reunião com a diretoria para decidir se vamos retomar as aulas na terça ou apenas quando a greve terminar”, conclui.
Além das escolas particulares sindicalizadas, diversas faculdades e universidades decidiram suspender as aulas nesta segunda-feira.
Homicídios
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) já registrou 93 homicídios em Salvador e Região Metropolitana desde o início da paralisação parcial da Polícia Militar no estado. Somente nesta segunda-feira (6) foram registrados quatro casos, todos no município de Camaçari.
Dos seis dias de greve, sexta-feira (3) continua sendo o que somou mais casos, com 31 registros. Outras 14 mortes foram de quinta-feira (2).
O Comando da 6° Região Militar, que representa o Exército Brasileiro na Bahia, disponibilizou neste domingo (5) um número telefônico para receber denúncias e outras informações por parte da população. O contato é (71) 3320-1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário