MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Secretaria de Saúde vai à Justiça para apreender cães com leishmaniose


Dos 43 animais infectados em Goiânia, 16 não foram entregues pelos donos.
Após contaminado, cachorro pode passar a doença para o homem.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Dos 43 cães contaminados com a leishmaniose em Goiânia, 16 não foram entregues pelos donos para o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. O órgão aguarda mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça para que o Centro de Zoonoses possa ir até a casa do proprietário buscar o animal.
No ano passado, os 43 casos da doença foram confirmados em três bairros da região leste de Goiânia: Residencial Monte Verde, Recreio dos Ipês e no Condomínio Aldeia do Vale. Além dos que não foram entregues para exames, 14 tiveram de ser sacrificados e o restante irá fazer exames de contra-prova.
Este ano, o Departamento de Vigilância e Saúde Ambiental de Goiânia coletou material para exames em cães que estavam nos bairros adjacentes aos três que tiveram casos confirmados no ano passado. O resultado foi considerado positivo porque não foi encontrado nenhum animal contaminado.

“Este ano, nós já fizemos quase 400 exames em animais de áreas adjacentes e não encontramos nenhum caso confirmado pelos laboratórios da rede oficial”, afirma o diretor do órgão, Luiz Elias de Camargo.
Os bairros examinados foram Jardim Lajeado, residenciais Havaí e Belo Horizonte, Recanto Minas Gerais, Setor Asa Branca, Jardim Guanabara 1, 2, 3 e 4 e Vale dos sonhos. Exames por amostragem também foram feitos no Bairro Urias Magalhães, onde foi encontrado um caso suspeito, que não se confirmou.
A leishmaniose é uma doença grave transmitida pelas fêmeas do inseto conhecido como "mosquito palha". O cachorro é picado pelo mosquito e contaminado passa a doença para o homem. O recomendável é que, além de manter limpo o ambiente do cachorro, o dono deve protegê-lo do contato com mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário