MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Salada pode valer por uma refeição completa, diz nutricionista


Além das folhas, carboidrato, proteína, boa gordura e fibras são indicados.
Segundo Karin, base de toda salada são as verduras.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (4) sobre saladas. Ela vai dar dicas de como montar uma salada nutritiva, saudável, completa e que favoreça a dieta. Segundo Karin, a base de toda salada são as verduras. Ela recomenda o consumo de alfaces e hortaliças verde-escuras como: couve, almeirão, rúcula, chicória; além das crucíferas, como brócolis, agrião, repolho. Caso a pessoa tenha dificuldade para consumir determinada verdura, Karin sugere misturar a outra que seja consumida com mais facilidade.
A salada pode valer por uma refeição completa, de acordo com a nutricionista. “Mas para isso, além das folhas, você vai precisar escolher um tipo de carboidrato, uma proteína, uma boa gordura e fibras”, afirma. A nutricionista selecionou alimentos que fornecem esses nutrientes, além das frutas e dos temperos. Com essas dicas, a pessoa pode combinar os diversos ingredientes e montar variados tipos de salada.
Os alimentos ricos em carboidratos, depois das folhas, são os que você pode ter em maior quantidade, de acordo com Karin. Entre as fontes de carboidratos, ela sugere torradas, macarrão, batatas ou inhame. Mas a nutricionista lembra que no caso do macarrão e das torradas o melhor é que sejam integrais.
Outro nutriente que deve fazer parte da salada é a proteína. “Com ela, você fica saciado mais tempo, e elas são fundamentais para a formação e para manutenção dos músculos”, afirma. Ela recomenda que as proteínas tenham pouca gordura: frango desfiado, ovos cozidos, blanquet ou peito de peru e queijos brancos.
Os legumes, como beterraba e cenoura, também devem compor a salada. A nutricionista ressalta a melhor qualidade dos produtos orgânicos. E pede cuidado com os alimentos em conserva, como o tomate seco. “Ele possui açúcar, muita caloria e pode comprometer a sua dieta”, diz. Já o palmito e o champignon são indicados por Karin, eles são pouco calóricos e ricos em nutrientes, “principalmente o cálcio”.
A nutricionista também recomenda frutas na salada, porém com cautela. “porque as frutas também são fontes de carboidrato. E se você abusar pode acabar comprometendo a dieta”, afirma.
Azeite e óleo de coco também complementam a salada, assim como castanhas, linhaça e gergelim que são fontes de gordura boa. Para temperar, Karin indica as ervas secas ou frescas, como orégano e manjericão, pimentas e limão.
Sobre temperos que não devem ser usados, a nutricionista cita o sal e os condimentos como maionese, catchup e outros molhos.
Com todas essas dicas, a pessoa pode montar saladas variadas que valem por uma refeição completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário