MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PSA negocia cooperação estratégica com a General Motors


Ministro francês confirma negociação entre os dois grupos automobilísticos.
PSA Peugeot Citroën destacou que não há certeza de um acordo concreto.

Do G1, com informações da France Presse

Peugeot 408 começa a ser produzido na Argentina (Foto: Divulgação)Acordos de cooperação e aliança são estudados
pelo grupo francês PSA Peugeot Citroën
(Foto: Divulgação)
O ministro francês do Trabalho, Xavier Bertrand, confirmou nesta quarta-feira (22) que a empresa francesa PSA Peugeot Citroën está em negociações com a americana General Motors (GM) para estabelecer uma "cooperação estratégica".
"O presidente do grupo me informou ontem à noite (terça-feira) sobre conversações para uma cooperação estratégica e me disse que era uma boa notícia para o grupo", afirmou Bertrand à rádio Europe 1.
Em um comunicado, a PSA Peugeot Citroën confirmou que analisa projetos de cooperação e aliança, mas destacou que não há certeza de um acordo concreto, sem mencionar a GM. A busca por uma nova saída se tornou mais intensa no ano passado, quando o grupo PSA passou por um difícil momento, especialmente em função da crise econômica na Europa.
De acordo com o site de notícias francês LaTribune.fr, uma "fonte oficial" afirmou que as discussões estão avançadas e que um anúncio da parceria pode ser feito no começo de março, durante o Salão de Genebra. A mudança, no entanto, não se trata de uma fusão e nenhuma mudança no mercaod de ações acontecerá. O site afirma que a parceria ficaria restrita à produção de carros e peças na Europa.
Em janeiro, a PSA Peugeot Citroën desmentiu rumores de que estaria em negociação com o grupo Fiat Chrysler.  Há dois anos, o grupo francês tentou se aliar à japonesa Mitsubishi, mas a operação foi desfeita. O projeto foi enterrado em março de 2010.
A PSA é líder no mercado francês e ocupa o segundo lugar em vendas na Europa. Por causa da crise, no ano passado as vendas do grupo caíram 1,5% no mundo a 3,5 milhões de unidades. Assim, a receita líquida do grupo caiu pela metade, para 588 milhões de euros. O grupo voltou a lucrar em 2010, depois de ter passado por dois anos consecutivos de perdas.
A má performance em 2011 pesou no braço automotivo, o mais importante do grupo. A divisão teve perda operacional de 92 milhões de euros no ano, contra lucro de 621milhões de euros em 2010. Diante da situação, a PSA vai investir mais no desenvolvimento das operações fora da Europa, no entanto, a empresa precisa de financiamento para isso. Assim, uma aliança viria em bom momento.
Foco no Brasil
Entre os mercados mais promissores para o grupo estão China e Brasil. Somente para o mercado brasileiro estão previstos oito lançamentos para este ano, entre novos modelos e versões para as duas marcas. A estreia da linha de luxo Citroën DS é uma delas. Além dele, já desembarcaram por aqui neste ano o 308 e o 408 1.6 THP (turbo).
A Peugeot ainda reserva o 308 THP, o 208 - que será fabricado no Brasil em 2013 - e o sedã 508. A meta para a marca do leão é vender neste ano 100 mil unidades e chegar a 3% de participação do mercado, de acordo com o presidente da Peugeot do Brasil, Frédéric Drouin. Somente o 308, que começa a ser vendido em março, deve colaborar com 12 mil unidades vendidas até o fim do ano, segundo as previsões da Peugeot.
Já a Citroën descarta entrar no segmento popular no país e continua a apostar no crescimento do segmento “Premium”. Segundo a montadora, hoje o amadurecimento do mercado brasileiro leva ao crescimento de segmentos mais altos. Por esse motivo, a Citroën crescerá de forma “natural”.
Para este ano, a marca pretende ter também 3% de participação em um mercado previsto em 3,63 milhões de unidades, o que significa a venda de 110 mil carros. Em 2011, a particpação da marca francesa foi de 2,63%. Mas o crescimento só será possível com a expansão da rede de concessionárias, de acordo com a própria montadora.

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