MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto usa abelhas para ensinar ciência em escola pública no AM


Estudantes fazem parte do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fapeam. 'Abelhas são importantes para fertilidade das florestas', afirma professora.

Do G1 AM

Alunos desenvolvem projetos com abelhas (Foto: Leonor Souza)Alunos desenvolvem projetos com abelhas na escolas
estaduais de Manaus, AM (Foto:Leonor Souza)
Estudantes do ensino médio regular da Escola Estadual Maria Madalena, localizada no Bairro Armando Mendes, desenvolveram, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), projetos científicos com abelhas.

Os jovens, integrantes do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), trabalharam, de forma dinâmica, as técnicas de tratamento e cuidado com a colmeia, além de estudarem os produtos naturais produzidos pelos insetos, como a cera, o mel e o própolis.

De acordo com a professora e coordenadora responsável pelo projeto, Janeide Dantas, esta é uma ferramenta indispensável para inserir e incentivar a pesquisa científica na escola, pois além de demonstrar a importância das abelhas no ecossistema amazônico, desenvolvem a capacidade do aluno, ajudando a reduzir a taxa de evasão escolar e aproximando, assim, a escola da comunidade.
Segundo a pesquisadora e coordenadora do de Pesquisas em Abelhas (GPA/Inpa), Gislene Almeida, o Brasil concentra a maior população de abelhas sem ferrão, sendo assim, o projeto ajuda na conscientização das crianças de que as abelhas são importantes para manter a fertilidade das florestas.
O principal material utilizado pelos jovens cientistas são caixas de abelhas que foram cedidas pelo projeto desenvolvido pelo GPA. As caixas ficam guardadas dentro de uma sala na escola que é utilizada como laboratório, onde os adolescentes verificam não só a quantidade de potes de mel diariamente, mas estudam também o tempo de vida desses insetos e as pragas que os cercam.

Jovens fazem parte do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) (Foto: Leonor Souza)Jovens fazem parte do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) (Foto: Leonor Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário