MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Projeto em MS incentiva produção de hortaliças em estufas


Agricultores contam com uma linha de crédito para construir estufas.
Elas protegem as hortaliças e garantem lucro maior na hora da venda.

Do Globo Rural

As estufas de cultivo não são novas, mas aos poucos, começam a mudar a paisagem das pequenas propriedades nos municípios perto de Campo Grande e no Cinturão Verde da capital.
Antônio Chiquito tem seis estufas de 400 metros quadrados cada uma. Os pimentões, cultivados de forma orgânica, crescem bonitos em uma época do ano que tem falta no mercado, por causa do excesso de chuva. “A gente tem um gasto maior no começo, mas o investimento dá retorno com a produção na entressafra”, conta.
Francisco Quirino sabe bem disso. Depois de amargar perdas, por contra própria, fez uma estufa, depois ampliou e por causa do interesse ganhou uma outra novinha.
A estufa faz parte de um projeto de incentivo aos pequenos produtores. O Sebrae dá todo o apoio e treinamento, as prefeituras entram com a assistência técnica. O financiamento é feito por meio de um banco, com juros baixos. Sessenta metros quadrados de cobertura custam R$ 1350.
A estrutura é simples, feita de ferro, coberta por um plástico especial. “A gente está trabalhando para que este produto de baixo custo, com tecnologia de ponta, chegue ao agricultor familiar para que ele possa produzir na entressafra”, explica o agrônomo Élio Kokehara.
Francisco Quirino aderiu, gostou tanto dos resultados que vai ampliar, quer construir mais uma estufa para dobrar a produção.
O projeto, que ainda está em fase inicial, doou 28 estufas para produtores de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário