MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pesquisa sobre gado Brahman atrai atenção internacional para Uberlândia


Jornalistas estrangeiros estiveram na cidade para acompanhar o projeto.
Estudo visa o melhoramento genético da raça e acontece desde setembro.

Do G1 Triângulo Mineiro

Estudo do Brahman atrai pesquisadores para o Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)Estudo do Brahman atrai pesquisadores para
Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)
O estudo para melhoramento do gado Brahman, realizado desde setembro de 2011 em Uberlândia para fazer a evolução da raça através de manejo no pasto e trabalho genético, tem atraído cada vez mais admiradores para a cidade.
O projeto, que atualmente avalia 12 fazendas em todo o país, tem prova de ganho de peso de 294 dias e deve acabar em agosto deste ano, quando será apresentado. A pesquisa tem repercutido também em âmbito internacional e atraiu jornalistas especializados no assunto do Panamá e da Costa Rica.
No projeto, o gado é criado em um pasto 100% avaliado. O pastejo é rotacionado em piquetes de cerca de cinco hectares e os animais são observados e avaliados criteriosamente. A padronização morfológica é a etapa inicial do processo e está relacionada à compra de matrizes e acasalamento. O próximo passo é a seleção onde é feito uma análise de fertilidade e estruturação genética do gado.
Segundo o veterinário Thiago Camargo, vários quesitos são levados em consideração. “Além do ganho de peso analisamos a parte de adaptação do animal ao clima, o temperamento, marcadores moleculares, avaliação de carcaça, resistência a parasitas, entre outros”, disse.
De acordo com a jornalista Karina Santiago, é impressionante como o trabalho é grande e extenso. Ela ressaltou, ainda, o quanto é importante a troca de experiências com os responsáveis pelo projeto.
A diretora da revista panamenha sobre agropecuária, Ecos del Agro, Blanca Gomez, afirmou que o mercado internacional está crescendo e é importante que os países troquem experiências. Ela disse, ainda, que no meio do ano o país receberá um encontro mundial de criadores da raça.
Já para o gerente da Uberbrahman, Emílio Pubel, a genética não tem fronteiras. “Tudo o que aprendemos temos que passar para outras pessoas. Esse é o grande foco”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário