MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pernambuco sedia pela primeira vez congresso mundial de ergonomia


Evento começa neste domingo (12), no Centro de Convenções, em Olinda.
Durante cinco dias, ergonomistas vão discutir papel num futuro sustentável.

Do G1 PE

A partir deste domingo (12), Recife vai sediar o 18º Congresso Mundial de Ergonomia, que segue até o dia 16, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é realizado a cada três anos, e esta será a primeira vez que ele ocorrerá na América Latina. A expectativa é receber 2 mil participantes. Durante cinco dias, ergonomistas, profissionais liberais e pesquisadores vão se reunir para debater o tema “Projetando um Futuro Sustentável”.

Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e o ergonomista contribui em projetos e avaliações de tarefas, trabalhos, produtos e ambientes para torná-los compatíveis com as necessidades das pessoas. “Cada vez mais, a exigência das empresas por produtividade, expõe trabalhadores a riscos, como acidentes de trabalho e problemas de saúde. Então, vamos debater como nós, ergonomistas, podemos atuar na otimização dos recursos para a melhoria do ser humano e, sobretudo, um melhor desempenho do sistema”, comentou o presidente do Congresso, Marcelo Soares.

A programação do Congresso conta com palestra, apresentação oral, sessão interativa e pôster, workshops e visitas técnicas. Algumas sessões serão em inglês com tradução simultânea. Após cada dia de evento, haverá apresentações de grupos carnavalescos. Os participantes também vão encontrar expositores de produtos e serviços de ergonomia.

O presidente destaca a palestra de abertura do evento, que será realizada por Najmedin Meshkati, da Escola de Engenharia Viterbi, da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, a partir das 18h. O estudioso pesquisa sobre redução de riscos em acidentes tecnológicos de grande escala e participa do trabalho de reconstrução de cidades após grandes catástrofes, como o terremoto ocorrido no Japão em março de 2011.

Em sua palestra "A micro e a macroergonomia em acidentes tecnológicos complexos de grandes proporções: do acidente na usina de Three Mile Island em 1979, até o acidente da British Petroleum em 2010", ele vai analisar quatro grandes acidentes causados por fatores humanos: o da usina nuclear Three Mile Island, nos Estados Unidos (1979); o da usina de processamento químico Bophal, na Índia (1984); o caso da usina nuclear Chernobyl, na Ucrânia (1986); e a explosão do Deepwater Horizon, uma plataforma de exploração de petróleo em águas profundas, nos Estados Unidos (2010).

As inscrições ainda estão abertas. Outras informações pelo site do 18º Congresso Mundial de Ergonomia. O evento será realizado em conjunto com a Associação Latino-Americana de Ergonomia (Ulaergo) e a Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário