MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

No Recife, gerente do Memorial Luiz Gonzaga festeja vitória da Tijuca


José Mauro de Alencar coordena espaço que preserva memória do 'Lua'.
Comitiva da escola de samba esteve no local para pesquisar para o enredo.

Do G1 PE

Memorial Luiz Gonzaga (Foto: Katherine Coutinho / G1)Comitiva da Unidos da Tijuca visitou o Memorial Luiz
Gonzaga ano passado (Foto: Kath Coutinho / G1)
A Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira (22). Com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", a escola levou para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga. No Recife, o gerente do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar, comentou que a vitória também foi do povo pernambucano.
O gerente contou que assistiu ao desfile, “com dois palitos nos olhos para não dormir”, pois estava cansado de tanto frevar, e ficou emocionado com a homenagem ao Rei do Baião. “Fiquei muito feliz com a condução do enredo. Eles conseguiram mostrar que Luiz Gonzaga sintetizou toda a cultura nordestina”, disse.
José Mauro lembrou que, logo após o São João do ano passado, uma comitiva formada por integrantes da Unidos da Tijuca, entre eles o carnavalesco Paulo Barros, visitou o Memorial Luiz Gonzaga para assistir palestras sobre o tema. “O [professor] Biu Vicente falou sobre a formação do povo nordestino para que eles conhecerem o contexto em que Gonzagão nasceu e cresceu. Também ouviram os pesquisadores José Mário Austregésilo e Paulo Vanderley, além do músico Marcelo Melo, do Quinteto Violado”, falou.
De acordo com o gerente, a Unidos da Tijuca aproveitou bastante da conversa. “Pude ver que eles utilizaram nas alas muitas dicas que a gente passou, como os violeiros repentistas, as lavadeiras, os cangaceiros e vaqueiros. A questão religiosa, como as figuras de padre Cícero, frei Damião e São João do Carneirinho, padroeiro do povoado de Araripe, em Exu [Sertão de Pernambuco], onde Luiz Gonzaga nasceu. O cangaço, Lampião e as carrancas do Rio São Francisco também foram lembrados”, explicou.

Ele falou ainda de um momento do desfile que ficou marcado na memória. “Gostei muito quando vários reis coroaram o Rei do Baião. Foi muito engraçado”, pontuou. A agremiação levou para avenida diversos reis, entre eles, Luis XV, Rei Leão, Roberto Carlos e até mesmo Michael Jackson, o Rei do Pop. “Acompanhei toda a apuração e agora estou comemorando muito. A vitória também foi do povo pernambucano e de quem adora a cultura nordestina, a sanfona, o baião”, finalizou.
Memorial Luiz Gonzaga (Foto: Katherine Coutinho / G1)Memorial Luiz Gonzaga funciona no Pátio de São Pedro, no centro do Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário