MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

'Não há mais crianças no prédio da Assembleia', diz membro do Cedeca


Valdemar Oliveira foi ao local onde policiais estão acampados pela manhã.
Ele disse que líder da greve garantiu que todas as crianças foram retiradas.

Do G1 BA

O subcoordenador do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca), Valdemar Oliveira, disse nesta terça-feira (7), após visitar o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia (AL), em Salvador, que não há mais nenhuma criança no local.
"Visitamos todas as instalações do prédio e constatamos que não há mais crianças, nem adolescentes no local. Não acredito que haja alguma camuflada. Acredito na palavra de Prisco, que garantiu que todas elas saíram ontem [segunda-feira] e na nossa vizualição", afirmou.
Oliveira disse que não foi informado sobre o número exato de crianças que estariam no local desde o início da greve. Segundo o tenente-coronel Cunha, chefe de comunicação do Exército, na noite de segunda-feira (6) sete crianças deixaram a AL. O G1 esteve desde o início do dia em frente à Assembleia e não testemunhou a saída de crianças do local nesta terça-feira (7).
O subcoordenador esteve na Assembleia no início da tarde desta terça-feira. Durante a manhã, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) chegou a informar que ainda hoje havia 30 crianças no local.
A comunicação do Exército, que também trabalha na área, afirmou nesta manhã que foram solicitados pelos PMs que estão dentro da Assembleia, mantimentos para crianças que estariam no local. A solicitação foi atendida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Sobre possíveis punições aos pais que levaram os filhos para a Assembleia, Valdemar Oliveira disse que, embora os responsáveis pelas crianças e adolescentes tenham desobedecido ao Estatuto da Criança e do Adolescente, não é o momento de pensar em sanções.
"Estamos interessados em ver a greve acabar. Lá dentro [da Assembleia] eu senti a expectativa de que pode se chegar a um acordo hoje. Prisco me informou que foi enviada uma pauta na qual foi feita o mínimo de exigências e foram tirados vários itens. Espero que os manifestantes cheguem a um acordo com o governo", disse. O governo do estado está reunido desde as 10h desta terça-feira com representantes do movimento grevista. Ainda não há informações de avanços nas negociações.


Crianças começam a deixar sede da Assembleia ocupada por PMs na BA (Foto: Vaner Casaes/Agência A Tarde/AE )Crianças começaram a deixar Assembleia na noite
de segunda-feira, junto com adultos
(Foto: Vaner Casaes/Agência A Tarde/AE )
Crianças
Segundo Mônica Barroso, promotora do MP-BA, o pedido de medida cautelar foi feito na noite de domingo (5) pela promotora Ediene Lousado e deferido pelo juiz plantonista na manhã desta segunda-feira (6). “O Ministério Público entende que as crianças que estão na Assembleia estão em situação de risco e podem sofrer danos à integridade física e psicológica”, afirma a promotora. Ela acrescenta que o órgão aguarda o cumprimento da decisão através das autoridades policiais.
O governo do estado divulgou através de nota que o subcoordenador do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca), Waldemar Oliveira, esteve na Assembleia no início da noite desta segunda-feira e constatou a existência de condições impróprias para a presença de crianças e adolescentes. A nota informa ainda que dois conselheiros tutelares apresentaram aos manifestantes a decisão concedida pelo juiz.
“Eu perguntei quantas crianças e adolescentes estão aqui e me disseram que este número gira em torno de 150. Foi dado conhecimento ao comando da greve sobre esta liminar, e a expectativa é que se cumpra. Caso haja o descumprimento desta ordem judicial, com certeza alguém vai ter que responder”, afirmou Oliveira através da nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário