MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Música pernambucana, samba e brega animam carnaval de Jaboatão


Fafá de Belém, Fundo de Quintal e Mundo Livre S/A estão escalados.
Semana pré começa na terça (14), com 4 dias de desfiles de trios elétricos.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Elias Gomes anunciou nesta quinta a agenda da
folia em Jaboatão (Foto: Kath Coutinho / G1 PE)
O carnaval de 2012 de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, vai ser em homenagem ao multiartista Lula Côrtes, que faleceu em março de 2011 na capital pernambucana - 'A Corte de Lula Côrtes'. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9), em coletiva de imprensa no Clube Ferroviário, no Centro Velho de Jaboatão. Entre as atrações do carnaval estão Fafá de Belém, Fundo de Quintal, André Rio, Cascabulho, grupo Molejo e Faringes da Paixão.
Lula Côrtes faleceu em março de 2011, aos 61 anos, no Recife. O artista, que é considerado um dos primeiros a unir ritmos nordestinos ao rock, lutava contra um câncer na garganta. Além de compositor, cantor, escritor e artista plástico, Luiz Augusto Martins Côrtes também acumulava o cargo público de assessor especial do prefeito de Jaboatão na área cultural. "Nos polos de folia, vamos ter pessoas pintando e trabalhando com grafitagem, justamente para lembrar o trabalho de Lula, que tinha uma ligação muito forte com a cidade", conta o coordenador de eventos da cidade, Renato Alves.
A abertura do carnaval é em homenagem ao artista, no sábado (18), e vai contar com shows de Mundo Livre S/A e Cascabulho no polo de Jaboatão Centro, na Praça Nossa Senhora do Rosário. "Além de ser um grande artista, Lula viveu sempre em Jaboatão. Queremos homenagear, através dele, todos aqueles que fazem o carnaval de Jaboatão, sejam blocos, troças, grupos carnavalescos", explica o prefeito Elias Gomes.
Cantor e compositor Lula Côrtes (Foto: Marcelo Ferreira / Divulgação)Cantor e compositor Lula Côrtes é o homenageado
(Foto: Marcelo Ferreira / Divulgação)
Além do polo Centro, a festa em Jaboatão vai contar com mais cinco polos de folia - Cavaleiro, Curado II, Conjunto Muribeca, Prazeres e Jardim Jordão. "Além dos shows nos palcos, teremos 384 agremiações saindo durante todos os dias de carnaval, de diferentes pontos da cidade", avisa o prefeito.
Os shows vão sempre até a meia-noite, visando a segurança do folião. "Assim a população tem transporte e segurança para voltar com tranquilidade para casa", acredita o secretário de Desenvolvimento Social da cidade, Francisco Amorim.
Cada polo de folia vai contar com policiamento especial e postos de saúde, com médicos, enfermeiros e ambulância para atender à população. "Vamos contar com reforço na frota de ônibus também, além do convênio com os táxis assinado com a Prefeitura do Recife", lembra Amorim.
Semana pré-carnavalesca
A semana pré começa na terça-feira (14), já com show de Jammil e Netinho. Até a sexta (17), serão dois trios elétricos que percorrem 1,5 quilômetros da Avenida Beira-mar. A concentração acontece na própria Avenida, em frente à Casa Ermínio de Moraes, em Piedade, a partir das 19h. A saída é às 20h, seguindo até o posto de gasolina, ao lado do restaurante Sucata. "Entre a apresentação de um trio e outro, vamos ter apresentação de maracatus e de orquestras de frevo", adianta Ranieri Andrade, da equipe de planejamento de eventos.
Na quarta(15), é a vez dos baianos É o Tchan e Araketu, enquanto na quinta (16) se apresentam Cavaleiros de Forró e os pernambucanos Edilza e Edcarlos. Molejo e Margareth Menzes fecham a semana pré na sexta (17). "Serão quatro horas de folia. A expectativa é de 100 mil pessoas por dia e a programação musical ir até a meia-noite", conta Alves. Nesse ano, serão apenas quatro dias. "Ano passado, fizemos seis dias, mas nesse ano buscamos não usar dinheiro da Prefeitura. A semana pré foi toda patrocinada", explica Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário