MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mulheres conquistam espaço no comando de propriedades rurais


Mais de 14 mil mulheres estão à frente de algum trabalho no campo em SP.
Quase 12% lideram a atividade e ainda contratam empregados.

Do Globo Rural
As mulheres estão assumindo, cada vez mais, o comando das propriedades rurais. Elas se preparam com cursos e não se incomodam de fazer nem o trabalho mais pesado.
Há seis anos, após a morte do marido, a agricultora Nair Martini precisou tomar a frente dos negócios. No início, ela enfrentou muita dificuldade para controlar as finanças, as compras e as vendas. Mas a produtora não se arrepende. “Nunca pensei em sair daqui. Eu acho que minha velhice será aqui mesmo”, diz.
No sítio da família Martini, as 50 vacas produzem uma média de 600 litros de leite por dia. As mulheres cuidam de todo o processo desde a alimentação até a ordenha.
O gosto pelas atividades do campo também influenciou a agricultora Rita de Cássia Martini, filha de dona Nair. “É bom para mexer com os animais. Eu acho que está no sangue”, diz.
A paixão pela terra já contagiou outra geração dos Martini. A neta de dona Nair, a pequena Sofia, tem muita intimidade com os bezerros.
A agricultora Gisleine Fiorentino, outro exemplo de comando feminino no campo, foi criada no sítio da família. Ela foi morar na capital depois de casar, mas sempre pensou em voltar. Depois de muitos anos e de fazer um curso de especialização, assumiu o controle da propriedade. “A gente tinha a terra que estava com o gado e resolvemos plantar seringueira para aumentar o lucro da terra”, justifica.
Junto com pai, a gestora ambiental cuida dos 25 hectares de terra. Há três anos, eles plantaram cinco mil pés de seringueira. Ela participou de todo o processo.
Segundo pesquisa do IBGE, mais de 14 mil mulheres estão à frente de algum trabalho no campo em todo o estado de São Paulo. Quase 12% lideram a atividade e ainda contratam empregados.
Para o engenheiro agrônomo Marcelo Casteleti, a mecanização agrícola contribuiu para o cenário. As mulheres ganham destaque quando o assunto é administração e organização em um setor que até pouco tempo era dominado por homens. “Serviços que exigem mais cuidados, como ordenha do gado e sangria da seringueira, a mulher se destaca mais do que o homem. A mulher se preocupa bastante com a parte da gerência. Então, a mulher tem a capacidade de administrar várias coisas ao mesmo tempo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário