MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mudança do Garcia tem até 'pedido de calcinha' em homenagem a Wando


Festa acontece tradicionalmente na segunda-feira de carnaval em Salvador.
Moradores se reúnem para desfile animado marcado por graça e protesto.

Do G1 BA
Mudança do Garcia (Foto: Danutta Rodrigues)Morador aproveita descontração e faz homenagem à memória do cantor Wando (Foto: Danutta Rodrigues)
Marcada pela irreverência dos protestos, com personagens fantasiados e muita gente que ainda nem foi para casa depois de uma noite de folia, a Mudança do Garcia atrai centenas de pessoas na manhã e início de tarde desta segunda-feira (20), em Salvador. O contador Chico Pontes investiu a criatividade em uma homenagem ao cantor Wando, que morreu este mês. Com a ajuda de um guarda-chuva, ele pendurou calcinhas, esperando receber "doações" de mais peças durante o desfile.
Mudança do Garcia (Foto: Danutta Rodrigues/G1)Festa também é marcada por protestos sociais
(Foto: Danutta Rodrigues/G1)
A "Mudança do Garcia" acontece tradicionalmente no penúltimo dia de folia e se configura como um circuito à parte durante o carnaval. Os foliões matinais são moradores do bairro do Garcia e de outros bairros, que seguem juntos caminhando até o Campo Grande, onde ocorre o trajeto oficial dos trios elétricos. Eles começaram a animada por volta do meio-dia.
A festa é gratuita, sem cordas, e a única exigência é ter fôlego e bom humor para entrar nas brincadeiras. Isso sem perder o espírito social dos protestos, que são a grande marca da Mudança do Garcia. Todo mundo aproveita para mostrar que a alegria do carnaval não afasta a memória de quem sofre durante o ano com problemas apontados para a prefeitura e governo.
Programação oficial
No quinto dia de folia, o carnaval de Salvador ainda promete muita festa para esta segunda-feira. No Circuito Dodô (Barra-Ondina), a folia está prevista para começar às 14h40 com Tonho Matéria, Lucas de Fiori e Afro Jhow com o Trio Pipoca. Os Filhos de Gandhy e as Filhas de Gandhy também desfilam no circuito. Logo depois, vem a sequência de sucessos da Axé Music com Chiclete com Banana, que puxa o Camaleão, Ivete Sangalo, no Coruja, Claudia Leitte, Asa de Águia e Daniela Mercury.
O trio Armandinho, Dodô e Osmar também faz o percurso da Barra até Ondina nesta segunda-feira, com previsão de saída às 20h. Carlinhos Brown recebe convidados no Camarote Andante, dando passagem para a Timbalada, que se apresenta na sequência. Harmonia do Samba, Margareth Menezes, Ricardo Chaves e o Cortejo Afro também estão entre as principais atrações da noite.
Mudança do Garcia (Foto: Danutta Rodrigues)Moradores costumam se fantasiar durante desfile da Mudança do Garcia (Foto: Danutta Rodrigues)
Centro da cidade
No Circuito Osmar, que tem concentração no Campo Grande, a folia começa mais cedo. A partir das 10h15 desta asegunda-feira, tem a Velha Guarda do Cacique do Garcia. A previsão é que a banda Didá, composta por mulheres percussionistas, saia logo em seguida, às 10h30.
O tradicional bloco Mudança do Garcia deve desfilar ao meio-dia. Tuca Fernandes sem cordas, Tomate, Eva, Psirico, Cheiro de Amor e É o Tchan estão entre as atrações desta segunda-feira, no Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário