MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Movimento intenso volta ao Largo de Santana, no Rio Vermelho


Após desocupação na Assembleia Legislativa, baianos retomam rotina.
Na última sexta, Largo havia ficado muito vazio.

Do G1 BA

largo de santana (Foto: Imagens/TV Bahia)Largo ficou cheio nesta sexta-feira, após PMs deixarem Alba. (Foto: Imagens/TV Bahia)
Após Políciais Militares desocuparam a Assembleia Legislativa da Bahia na manhã da quinta-feira (9), o Largo de Santana, no Rio Vermelho, ponto boêmio de Salvador  voltou a ficar cheio de baianos e turistas nesta sexta-feira (10). Na última sexta-feira (3), quando os PMs ainda ocupavam a Alba, o ponto turístico ficou muito vazio por conta da sensação de insegurança.
largo vazio dinha rio vermelho (Foto: Imagens/TV Bahia)Largo de Santana na última sexta-feira (3).
(Foto: Imagens/TV Bahia)
Mesmo durante a greve, o Acarajé da Dinha, famoso tabuleiro do local, a venda do tradicional quitute baiano estava garantida. No entanto, a baiana de acarajé Cláudia de Assis relata queda nas vendas. "O movimento caiu de 50 a 60% devido à greve. Nosso horário de fechamento vai depender da quantidade de pessoas na rua", avalia.
Depois de dez dias de tensão, por causa da greve da Polícia Militar, os moradores estão retornando à rotina. Desde quinta-feira (9), a orla da cidade voltou a ficar movimentada. “A gente passou ali agora e viu um pessoal do Exército, tem um certo policiamento, já dá uma segurança”, afirma o engenheiro civil Joselito Rezende
Em outros bairros, como Itapuã e São Cristóvão, os bares funcionam normalmente e pessoas passeiam pelas ruas nesta noite de sexta-feira.
Presença de ministro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador no sábado (4) para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.

A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Mais soldados do Exército chegam a Salvador (Foto: Carla Ornelas/Secom)Mais soldados do Exército chegam a Salvador
(Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.
Policiais militares fazem manifestação na frente do prédio da Assembleia Legislativa, em Salvador, nesta quarta-feira (1º) (Foto: Reprodução/TV Bahia)Policiais militares fizeram manifestação na frente do prédio AL, em Salvador, na quarta-feira (1º).
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário