MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Motoristas dizem que combustível foi adulterado no único posto de Noronha


Carros novos tiveram dificuldade para circular e deu pane geral em alguns.
Análise do Itep aprova a gasolina comercializada em Fernando de Noronha.

Ana Clara Marinho Da Globo Nordeste

Combustível suspeito de adulteração em Fernando de Noronha (Foto: Ana Clara Marinho)Carros novos apresentaram problemas na ilha, que
só tem um posto (Foto: Ana Clara Marinho)
Os motoristas de Fernando de Noronha estão acusando o único posto de combustível da ilha de vender gasolina adulterada. Alguns dos que se sentiram prejudicados procuraram a delegacia do distrito para formalizar a queixa, uma vez que Noronha não conta com representantes dos órgãos de defesa do consumidor. Os primeiros problemas foram constatados no final de semana passada. De acordo com a adminstração do distrito, aproximadamente mil veículos circulam pela ilha.
Os veículos, na maioria modelos novos, com injeção eletrônica, tiveram dificuldade para circular e alguns apresentaram pane geral. Ao procurarem os mecânicos, a conclusão foi de que havia sujeira nos chamados “bicos’ , peças responsáveis pela passagem da gasolina do tanque para o motor. Este foi o caso do taxista Dinivaldo de Lima, conhecido como Preto. Ele tem um carro da marca Gol, modelo 2012. “A pane aconteceu por conta do combustível”, denuncia. O motorista alega que gastou R$ 100 com a limpeza dos bicos e teve ainda o prejuízo dos dias parados.
Outro taxista que teve problemas foi Roberto Torres, chamado de Belo. Ele é proprietário de um carro modelo Polo, 2012, que também apresentou sujeira nos bicos. O motorista informa que gastou R$ 150 com a manutenção, mas teme que tenha ainda que fazer a troca por bicos novos, que podem custar cerca de mil reais. “ Eu me sinto prejudicado, por isso fiz uma denúncia na delegacia”, desabafou Torres. O mecânico Maciel Vicente dos Santos confirma que os carros estão apresentando problemas no bico de injeção, todos veículos novos. Ele fez o serviço de manutenção, mas preferiu não dar opinião do que estaria causando a pane.
Problemas estranhos
O gerente do posto da ilha, Kleber Dias, se defende informando que o combustível comercializado em Fernando de Noronha passa por todos os testes necessários e que nada foi comprovado. Ele considera as panes como “problemas estranhos” e por conta disso recolheu amostras do produto e enviou para análise no Recife. O dono da Agemar, empresa que administra o posto, Manoel Ferreira, apresentou os resultados do laudo do Instituto de Tecnologia Pernambuco (Itep), assinado pelo químico José Anacleto de Melo. A análise aprova a gasolina comercializada em Fernando de Noronha em todos os itens.
Combustível suspeito de adulteração em Fernando de Noronha (Foto: Ana Clara Marinho)Modelos novos tiveram dificuldade para funcionar
(Foto: Ana Clara Marinho)
“Os problemas dos carros não são causados pelo combustível. Apresentei o resultado dos testes à delegacia da ilha e ao administrador do distrito, Romeu Baptista”, afirmou Manoel Ferreira. O empresário disse ainda que pediu à Petrobrás, empresa responsável pela distribuição do combustível, para enviar para a ilha o chamado “carro de teste”, que tem equipamentos de ponta que fazem análises do combustível.

Em resposta aos questionamentos, a assessoria de imprensa da Petrobras Distribuidora esclarece que recebeu do revendedor que opera o posto de sua bandeira em Fernando de Noronha cópia dos laudos do Itep atestando que o combustível encontra-se dentro das especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo). A companhia vai continuar acompanhando e fiscalizando a qualidade dos produtos comercializados no referido posto, seguindo o padrão adotado para toda a sua rede revendedora credenciada pelo programa “De olho no combustível”, finaliza a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário