MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mofo branco provoca queda na colheita de soja em Silvânia, Goiás


Estimativa é que agricultores percam em torno de cinco sacas por hectare.
Agrônomo explica que doença impede o desenvolvimento da planta.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Os agricultores da região de Silvânia (GO), a 120 km de Goiânia, estão preocupados com a doença do mofo branco nas lavouras de soja. Segundo fazendeiro e presidente do sindicato rural do município, Vonaldo Morais, o período chuvoso impede que a doença seja combativa. “Devemos ter um prejuízo em torno de cinco sacas por hectare. Teremos um rombo expressivo nessa colheita”, lamenta.
Ele acredita que o prejuízo também deve ser repassado ao bolso do consumidor. “Se a produção é menor, consequentemente menos grãos serão processados para transformarem em o óleo de soja. Com isso, o custo do produto deve ficar mais alto neste ano e em 2013”, salienta.
Doença
De acordo com o agrônomo Carlos Mayer, o mofo branco deixa as folhas esbranquiçadas e, por isso, causa queda na colheita. “Esse é um tipo de mofo que estrangula a planta, necrosa toda haste principal dela e não passar seiva. Por isso, a planta acaba morrendo e a proliferação do mofo se torna. Infelizmente muito a gente ainda não tem assim medidas de controle altamente efetivas como no caso da ferrugem”, explica o agrônomo.
Segundo ele, as fortes chuvas contribuíram para a doença proliferar nas lavouras da região de Silvânia. “Desde o final do ano passado os dias nublados e muita chuva favoreceram na proliferação do mofo nas plantações”, revela.
Prevenção
O agricultor Vonaldo Morais acredita intensificar a aplicação de produtos químicos pode prevenir o avanço do mofo branco. “Se tratando dessa doença, nós temos o intervalo de aplicação de dez dias, porém, o mais interessante é aplicar os produtos com nove dias de intervalo e não onze”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário