MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Militares do Exército seguem para periferia de Salvador neste sábado


Parte do efetivo de 1,8 mil homens está em três bairros centrais da capital.
Equipes também estão em Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Feira de Santana.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Homens da Força Nacional reforçam o policiamento diante do Farol da Barra, neste sábado (4) (Foto: Claudionor Júnior/Agência A Tarde/AE)Força Nacional reforça policiamento no Farol da
Barra, neste sábado (4) (Foto: Claudionor Júnior/
Agência A Tarde/AE)
Parte do efetivo de 1,8 mil homens da Força Nacional que foi enviada para a Bahia, nesta sexta-feira (3), será deslocada para as regiões periféricas de Salvador na noite deste sábado (4), segundo informações do Comando da 6ª Região Militar do Exército. No momento, as ações do Exército estão direcionadas ao Centro Histórico, Barra e Centro comercial da capital baiana.
No interior do estado, as ações estão focadas nas cidade de Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Feira de Santana. "Neste pontos, o trabalho é mais pontual, mas também temos a integração de todas as forças envolvidas", disse Márcio Cunha, chefe de comunicação do Comando da 6ª Região Militar.
"A nossa intenção é começar a atingir esses bairros periféricos na noite deste sábado. Estamos mobilizando efetivos, temos tropas ainda chegando a Salvador. Com esse reforço, a nossa autonomia de atuação vai aumentar", disse ele.

"O trabalho das tropas visa manter a sensação de segurança e tranquilidade para a população e garantir o direito de ir e vir do cidadão, além de garantir a segurança do patrimônio público. Estamos fazendo isso por meio de patrulhamento de alta mobilidade. As nossas ações de patrulhamento e bloqueio são apreventivas. Vamos aumentar alguns pontos de bloqueio para coibir possíveis ações criminosas. Isso será feito em conjunto com Força Nacional, Exército e da Polícia Militar", afirmou Cunha.
"Temos em Salvador e na Região Metropolitana de Salvador cerca de 1,8 mil homens dessas forças integradas. Ainda neste sábado chegarão mais 700 homens para totalizar 2,5 mil homens", disse o tenente-coronel.
Os militares do Exército não descartam a possibilidade de haver confronto com criminosos. "Existirá o cofronto no caso de a tropa do Exército ou da Polícia Militar encontrar com criminosos. Imediatamente será lavrado o auto de flagrante", afirmou Cunha.
Homens da Polícia do Exército circulam pelas ruas de Salvador nesta sexta-feira (3) (Foto: Valter Pontes/Coperphoto/AE)Homens da Polícia do Exército circulam pelas ruas de Salvador nesta sexta-feira (3) (Foto: Valter Pontes/Coperphoto/AE)
Mortes
O balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) revela que 56 pessoas foram mortas das 21h de terça-feira (31), dia em que foi decretada a greve por parte dos policiais militares, até as 18h30 deste sábado. O dia que somou maior número de mortes foi nesta sexta-feira, com 31 registros. Outras 14 mortes foram registradas nesta quinta-feira (2).
Ainda segundo a secretaria, 43 homicídios foram cometidos em Salvador. Outros 13 foram registrados na Região Metropolitana de Salvador.
Carros de polícia recuperados
A secretaria recuperou, na tarde deste sábado, 16 carros oficiais que estavam em poder de policiais militares grevistas, na Assembleia Legislativa, em Salvador. Os manifestantes são filiados à Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra).
Os mandados de reintegração de posse foram expedidos na manhã deste sábado e cumpridos pela Polícia Militar. Os veículos foram levados para o Departamento de Apoio Logísticos. Alguns estão com pneus furados. Não houve resistência por parte dos manifestantes.
Negociações
Segundo o governador da Bahia, Jaques Wagner, os praças da PM baiana já acumulam, em cinco anos de governo, perto de 60% de reajuste, o que representa um ganho real de cerca de 35%. "Este ano, quando nem todos os governadores e nem o governo federal garantiram o reajuste linear igual ao da inflação do ano passado, nós já garantimos na Bahia um reajuste de 6,5%", disse ele em entrevista coletiva neste sábado.
O presidente da Aspra, Marco Prisco, que mobiliza o movimento, informa que não abre mão de dois itens da pauta de reivindicação: a anistia criminal dos policiais militares que participam da greve e o pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) V.
Os demais pontos, como o pagamento da GAP IV e a regulamentação de remuneração fruto de auxílio acidente, além de periculosidade, insalubridade, criações do código de ética e do plano de cargos e salários, segundo ele, devem ser ser negociados por uma comissão de diálogo permanente com o governo.
Grevistas
Ainda na sexta-feira a sede da Aspra foi fechada por ordem judicial. A entidade representa os policiais filiados que aderiram à greve da corporação na Bahia.
O oficial de Justiça não encontrou resistência, porque o local estava vazio. A Aspra situada na Rua da Forca, bairro da Piedade, em Salvador. A determinação judicial foi autorizada pela juíza Janete Fadul de Oliveira, após pedido feito pelo Ministério Público, e impede a realização de assembleias e reuniões no local.

Dirigentes da Aspra e policiais estão há quatro dias acampados na sede da Assembleia Legislativa, localizada no Centro Administrativo da Bahia, no bairro de Sussuarana. A entidade reinvindica o cumprimento do pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) IV e V, que iriam compor a remuneração dos policiais, chamada de soldo, além de regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade.

O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, diz que a corporação não reconhece a Aspra como entidade de classe e que há a rotina de reuniões semanais para tratar exclusivamente da inserção dos benefícios garantidos pendentes na remuneração dos servidores. "Estamos desde novembro [de 2011] fazendo um canal entre as associações que representam legitimamente os nossos integrantes com discussões que nos levam a um diálogo com o governo. Estamos bem avançados. Não reconhecemos a Aspra como representante legal da classe e, por terror, ele promove esse momento na comunidade baiana", avalia.

Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira. Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma.

Presença de ministro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.

A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Mais soldados do Exército chegam a Salvador (Foto: Carla Ornelas/Secom)Mais soldados do Exército chegam a Salvador
(Foto: Carla Ornelas/Secom)
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.
Policiais militares fazem manifestação na frente do prédio da Assembleia Legislativa, em Salvador, nesta quarta-feira (1º) (Foto: Reprodução/TV Bahia)Policiais militares fizeram manifestação na frente do prédio AL, em Salvador, na quarta-feira (1º).
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário