MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mensagens de celular mostram novas conversas de líder da greve na BA


Policiais desocuparam prédio da Assembleia Legislativa nesta manhã.
Saída ocorreu após divulgação de conversas de grevistas sobre vandalismo.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
Policiais militares em greve na Bahia desocuparam o prédio da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (9). A saída dos PM do prédio ocorreu nove horas depois de o Jornal Nacional ter divulgado conversas telefônicas gravadas com autorização da Justiça em que o líder da greve combina atos de vandalismo com outro grevista.
As mulheres foram as primeiras a deixar a Assembleia Legislativa pouco depois das 6h da manhã desta quinta-feira (9). Em seguida, saíram os policiais grevistas.

Quem não tinha mandado de prisão pôde ir para casa. A grande expectativa era para a saída do ex-policial Marco Prisco, presidente da associação que convocou a greve. Ele aparece em imagens conversando com um militar do Exército.

Para que o prédio fosse desocupado pelos grevistas, Prisco fez uma exigência e foi atendido. Ele quis deixar a Assembleia pelos fundos do prédio, longe da imprensa. Prisco e o policial Antônio Angelini, que também tinha mandado de prisão, foram conduzidos por agentes federais.
Os dois foram levados para o quartel da Polícia do Exército e depois, para um presídio em salvador.

O homem que comandou a invasão da Assembleia Legislativa foi exonerado da PM em 2001, depois de ter se envolvido com uma outra greve. Já foi candidato a deputado estadual pelo PTC, Partido Trabalhista Cristão, mas não se elegeu. Hoje, é filiado ao PSDB.

Nos últimos dias, ele foi flagrado em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Em uma delas, conversa com o ex-policial David Salomão, que também participava da greve.

Veja abaixo parte do diálogo
Prisco - Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e vocês. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão. Tô lhe pedindo pelo amor de Deus, desce todo mundo para cá...
David Salomão - Agora?
Prisco - Agora, agora. Embarque...
David Salomão - Eu vou queimar viatura. Eu vou queimar duas carretas na Rio-Bahia agora...
Prisco - Fecha a BR aí, meu irmão. Fecha a BR.

Nesta quinta, David Salomão, se justificou. “As gravações nós já sabíamos que estavam sendo monitoradas. E, no intuito de impedir que o governo invadisse a Assembleia e derramasse sangue de policiais inocentes, nós falamos que iríamos mobilizar e parar a Rio- Bahia. Quero deixar bem claro que não houve crime”, disse.
Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as gravações exibidas ontem pelo Jornal Nacional são comprometedoras. "Todas as evidências, e particularmente os áudios mostram claramente a conexão entre atos de vandalismo, crime e articulação do movimento grevista por algumas das lideranças. Isso me parece evidente que uma verdadeira organização criminosa que articulava a greve e ações na Bahia, que articulava açõe a serem desencadeadas no Rio de Janeiro e em outros estados estava sendo formada, estava sendo constituída”, disse.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, do PT, disse que espera fechar um acordo para o fim da paralisação. "A minha palavra agora é muito serena e de paz, de convocação para que todos os policiais militares voltem e tenham confiança no governador que meu esforço será cada vez mais de recuperar e valorizar a Polícia Militar do estado da Bahia.

Ontem, foi presa administrativamente uma PM que teve mensagens de celular interceptadas com autorização da Justiça. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, na terça-feira passada, Jeane Batista de Souza mandou recados para o ex-policial Marco Prisco sugerindo que grevistas invadissem o batalhão de guardas, onde ela trabalha.

A policial disse que o batalhão podia ser tomado pela avenida Gal Costa, onde tem uma escadaria que dá acesso a uma guarita.
“web: o bg pode ser tomado pela av.gal costa (pistao), tem uma escadaria que da acesso a guarita 06, segue a direita, sgt”

Disse que ficavam apenas dois sargentos no local. E que 15 homens armados poderiam render a guarnição.
“web: ficam apenas 2 sgt, 1 pagando armas de 19:40min a 20:00hs.oefetivo e muito pouco:15homens armados rendea guarnicao sgt”
E sugeriu que se os invasores apresentassem a identidade de militar não precisaria ter troca de tiros, nem violência porque, segundo ela, todos são irmãos e estão no mesmo barco.
“web: se apresentarem a id de de militar nao precisa ter troca de tiros, nem violencia,pois somos irmaos e o mesmo barco”
Oficialmente, a greve da PM não acabou. Representantes de associações de policiais se reuniram à tarde em assembleia para discutir os rumos da paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário