MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maracatu Estrela Brilhante do Recife é história de paixão familiar


Sede social funciona na casa da rainha e presidente da agremiação.
Grupo é motivo de orgulho para a comunidade do Alto José do Pinho.

Do G1 PE

 À frente da Nação do Maracatu Estrela Brilhante há 18 anos, a rainha Marivalda Maria dos Santos admite que sua história e a de sua família se confundem com a da agremiação. A sede do maracatu, por exemplo, funciona na residência dela. A filha desenha as roupas, o marido encoura os bombos, o filho fabrica as alfaias.

"Eu sou rainha, sou presidente, faço tudo. Faz parte da minha vida. Eu durmo e acordo com o Estrela Brilhante. O maracatu mora comigo", diz.
Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, a agremiação faz toda a diferença na comunidade onde está instalada, no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife. No local há oficinas de corte e costura, confecção de instrumentos e de informática. O resultado é o envolvimento dos moradores. Hoje são 120 músicos e 200 dançarinos no maracatu, perpetuando a agremiação fundada em 1910.

O Maracatu Estrela Brilhante sai em três dias do carnaval. No domingo, o desfile começa em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Rua Camboa do Carmo, no bairro de Santo Antônio, às 23h30. Na segunda-feira, participa da Noite dos Tambores Silenciosos, à meia-noite, no Pátio do Terço, no bairro de São José. E na terça-feira se apresenta no Polo do bairro de Jardim São Paulo, montado na Avenida São Paulo, às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário