MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Juazeiro do Norte reúne 250 mil fiéis em 4 dias de missa das Candeias

Missa de Nossa Senhora das Candeias é uma das maiores da cidade.
Romeiros e juazeirenses fazem peregrinação com velas e lamparinas.

Do G1 CE, com informação da TV Verdes Mares Cariri
Comente agora
Cerca de 250 mil romeiros visitaram Juazeiro do Norte em quatro dias de missas em homenagem à Nossa Senhora das Candeias. As missas têm o objetivo de manter a tradição dos ensinamentos de Padre Cícero, fundador da cidade e considerado santo popular pelos católicos que moram e visitam Juazeiro do Norte.
Tradicionalmente, os fiéis usam velas e lamparinas e iluminam as ruas de Juazeiro do Norte. O aposentado Francisco Pereira viaja todos os anos a Juazeiro em fevereiro para as missas, sempre com uma lamparina acesa à mão. "Porque na época de Padre Cícero era assim, com uma lamparina de gás", diz.
Durante a procissão, os romeiros cantam músicas de adoração à Nossa Senhora das Candeias e percorrem vários pontos até a basílica que leva o nome da santa. Ao fim das orações, os fiéis pedem graça. Anete de Sousa, alagoana que viaja ao Ceará anualmente há 20 anos, pede ajuda ao filho em 2012. "Vim pedir uma graça para o meu filho, que está paralítico".
Para o pároco da cidade, Padre Joaquim Cláudio, a missa tem uma importância histórica para a cidade: "Padre Cícero incentivou a festa da luz, que faz adoração à mãe de Jesus e com a vela na mão", diz.

Ao fim da missa, além da luz das velas, uma queima de fogo de artifícios ilumina também o céu de Juazeiro do Norte.
Segurança
Duzentos policiais reforçaram a segurança durante os quatro dias de romaria. Nesse período, foram registrados dois assaltos a estabelecimentos comerciais e duas prisões. Número considerado "tranquilo" para o grande fluxo de visitantes.
O sub-comandante da Polícia Militar que coordenou a operação de segurança diz também que a cidade se preparou bem para os festejos católicos. "Conseguimos um reforço da PM de Fortaleza e isso mostrou que estamos preparados para realizar eventos desta proporção", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário