MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Isolados nos anos 80, portadores de hanseníase de MT recebem benefício


Quinze pessoas em Mato Grosso recebem a aposentadoria.
Pensionistas chegam a receber até mil reais mensais.

Do G1 MT
 Até a década de 1980, os pacientes portadores da hanseníase ficaram isolados para realizar o tratamento. A pensionista Alzira dos Santos foi uma dessas pessoas, ela passou quatro anos internada em um hospital colônia no estado de São Paulo. Uma Lei Federal pouco conhecida, garantiu a ela o direito a uma pensão pelo Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) por causa do isolamento para o tratamento.
Dona Alzira conta como foi difícil conviver com a doença neste período. Ela disse que tentou levar uma vida normal, mas as pessoas tinham preconceito da doença. “Se eu estava passando por um lado da rua, as pessoas que vinham em minha direção cruzavam para o outro lado. Por algum tempo eu consegui estudar porque eu não falava que tinha a doença, nem mesmo minha família sabia. Mas depois que começou a vazar a informação, eu tive que sair do colégio”, contou.
De acordo com a representante técnica serviço social, Luciana Miyakawa, as pessoas que já são aposentadas por tempo de serviço ou por invalidez e que passaram também tiveram a doença podem receber o benefício. “Essas pessoas precisam que preencher um formulário com todos os documentos pessoais,  apresentar um comprovante de endereço e todo documento que comprove que na época a pessoa estava doente”, informou.
Por causa da doença, a pensionista terá agora que amputar parte da perna esquerda. Ela ressaltou a importância das pessoas que passaram pelo mesmo problema que ela irem atrás do seu benefício. “Todas as pessoas que tiveram nesses hospitais colônia, deve procurar, deve ir atrás. Curada eu estou mas ficou a sequela”, lamentou.
A pensão
De acordo com Inss, o valor do benefício é de mil reais mensais. Atualmente, 15 pessoas recém a pensão em Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário