MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Intoxicação pode ter causado mortes de bovinos na Paraíba, diz veterinário


Técnico suspeita de inseticida usado em palma forrageira dada ao gado.
Em dez dias, 23 bovinos morreram em Boa Vista, no Cariri paraibano.

Do G1 PB

Bovinos foram analisados pela equipe de fiscalização da Defesa Agropecuária (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)Bovinos foram analisados por equipe de fiscalização
(Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)
As mortes de 23 bovinos na zona rural do município de Boa Vista, no Cariri paraibano, podem ter sido causadas por uma intoxicação alimentar. A suspeita foi levantada nesta sexta-feira (3) por técnicos da Defesa Agropecuária da Paraíba depois de uma avaliação dos animais e uma entrevista com os criadores. Além das 23 mortes, outros 30 animais estariam doentes apresentando os mesmos sintomas.
De acordo com o criador Oton Lacerda, que perdeu 13 vacas leiteiras somente na quinta-feira (2), elas ingeriram palma forrageira que ele havia ganhado de presente de um amigo. O alimento, no entanto, poderia estar contaminado pelo veneno utilizado para combater uma infestação de cochonilha do carmim na plantação.
Técnicos encontraram cochonilha do carmim em palma ingerida por bovinos (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)Técnicos encontraram cochonilha em palma ingerida
por bovinos (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)
"A cochonilha não mata o animal. A primeira suposição é de que o rapaz que deu a palma tenham pulverizado com algum inseticida. A sintomatologia é de intoxicação", explicou o veterinário Antônio Neto. Os sintomas seriam cegueira e tontura. Segundo ele, o resultado dos exames nas amostras colhidas deve ser divulgado em duas semanas. O caso também é acompanhado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Segundo o produtor rural Oton Lacerda, os sintomas começaram algumas horas depois das vacas comerem a palma doada pelo amigo. Ele calcula que cada vaca valia R$ 2 mil, totalizando uma perda de R$ 26 mil. "Estou com 62 anos e nunca vi um negócio desse. Tenho pena não por causa do prejuízo, mas de ver os animais que a gente cuidava morrerem desse jeito".
Os bovinos mortos foram levados para um terreno isolado, enquanto os criadores aguardam a chegada de uma máquina para enterrar os restos e evitar a concentração de urubus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário