MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Integração de agricultura com criação de pequenos animais dá lucro no DF


Pequenos agricultores são estimulados a investir no sistema.
Resultados satisfatórios já começaram a aparecer.

Do Globo Rural

O tomate é a principal fonte de renda da chácara Nova Esperança. A propriedade de cinco hectares fica no assentamento Betinho, em Brazlândia, no Distrito Federal.
De um ano pra cá, o produtor Abdias Menezes decidiu diversificar a produção com uma forma circular de plantio, conhecida como mandala. Ele planta cebolinha, couve, inhame, mandioca, milho e beterraba. No meio dos canteiros, o produtor construiu um galinheiro. A variedade de produtos em um mesmo espaço é o que se chama de produção integrada.
No sistema integrado, uma atividade ajuda a outra. Os restos de verdura servem de alimento para as galinhas e o esterco das aves é usado para adubar a horta. Com isso, o agricultor consegue reduzir os custos de produção.
Abdias é um dos 169 pequenos produtores do Distrito Federal que adotaram o programa Pais - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - uma iniciativa da Emater, do Sebrae, da Secretaria de Agricultura e da Fundação Banco do Brasil.
Os beneficiados ganham um kit com 10 galinhas e um galo, uma caixa d'água com bomba e mangueira para irrigação, além de adubo orgânico, calcário, sementes de hortaliças e mudas frutíferas. Os produtores também recebem assistência técnica e dicas para comercialização.
Abdias vende a maior parte da produção para um atravessador, que leva os produtos na Ceasa de Brasília. O restante vai para a mesa da família Menezes, que mora no sítio, tudo fresquinho e sem agrotóxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário