MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Indústria deu voto de confiança à Argentina, diz Paulo Skaf


Entidade quer reunião com setor automobilístico nos próximos dias.
Objetivo é aumentar compra de produtos argentinos pelo Brasil.

Do G1, em São Paulo

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse nesta segunda-feira (14) que a indústria brasileira deu um voto de confiança à Argentina sobre a adoção de licença não automática tomada pelo governo da argentina para qualquer produto importado - em vigor desde primeiro de fevereiro - e que a excução da nova medida está sendo acompanhada de perto pelo Brasil.
"Demos um voto de confiança ao governo argentino, que garantiu que não haverá atrasos na liberação das licenças", afirmou Skaf em referência ao prazo de 15 dias fixado pela Argentina para a liberação das licenças. Segundo ele, o Brasil vai esperar até o começo de março para saber se os prazos estão sendo respeitados. "A medida entrou em vigor em 1º de fevereiro. Já estamos monitorando, mas parece que não está havendo problemas", observou.
Segundo Skaf, que se reuniu nesta segunda com o embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler, a entidade deverá marcar nos próximos dias uma reunião com as montadoras e empresas do setor de autopeças brasileiras.
A pauta do encontro, segundo Skaf, será identificar produtos em que há oportunidades de as empresas brasileiras comprarem mais peças da Argentina para, assim, aumentar as exportações argentinas para o Brasil.
"Para identificar quais as possibilidades de, na área de autopeças o Brasil, as montadoras brasileiras comprarem mais não só dos argentinos, mas também dos brasileiros", afirmou Skaf na sede da Fiesp, ao fim de encontro com
O encontro com o embaixador sucedeu uma visita de Skaf  a Buenos Aires nos dias 2 e 3 de fevereiro, onde se encontrou com o ministro de Economia da Argentina, Hernan Lorenzino e a ministra de Indústria, Débora Giorgi, em Buenos Aires, bem com os secretários de Comercio Exterior, Beatriz Pagliari, e de Comércio Interior, Guillermo Moreno.
"O resultado foi que o Brasil vende para Argentina, é bom que o Brasil venda para a Argentina, porém o Brasil precisa comprar mais da Argentina", afirmou Skaf.
De acordo com o presidente da Fiesp, a entidade promoverá um evento em Buenos Aires em abril, para promover as vantagens competitivas argentinas, tanto do ponto de vista da atração de investimentos quanto da importação de produtos para o Brasil.
"O evento será para mostrar suas vantagens competitivas e com isso estimular os investimentos brasileiros na Argentina que já são muitos, mas podem aumentar muito mais", afirmou o presidente da Fiesp, que diz que a entidade está elencando produtos que, na avaliação da Fiesp, têm potencial para serem comprados pelo Brasil do país vizinho, como a indústria naval.
"Nós sabemos que o estaleios brasileiros estão vendidos. A Petrobras precisa comprar muitos navios. E na Argentina estão ociosos, como estavam no Brasil há 15 anos. É hora de abrir as portas para que os estaleiros argentinos possam vender navios para o Brasil", afirmou.
Com informações do Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário