MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Índia Iracema vira ícone cultural e Fortaleza ganha Dia de Iracema


Lei que torna personagem de José de Alencar como ícone é sancionada.
Dia 1º de maio, nascimento do escritor, vira o Dia de Iracema.

Do G1 CE

Estátua de Iracema da Praia de Iracema é um dos cartões postais de Fortaleza (Foto: Câmara Municipal/Divulgação)Estátua de Iracema da Praia de Iracema é um dos
cartões postais de Fortaleza
(Foto: Câmara Municipal/Divulgação)
A prefeita Luizianne Lins (PT) sancionou nesta sexta-feira (10) a lei que institui a personagem Iracema, do romance homônimo de José de Alencar, como ícone cultural de Fortaleza. O projeto é de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT), e a lei foi publicada no Diário Oficial do dia 1º de fevereiro de 2012. A lei também estabelece o dia 1º de maio como o Dia da Iracema. A data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento do escritor cearense José de Alencar, autor do romance Iracema.
“Iracema é um ícone que está intrinsecamente ligado à nossa sociedade. Faltava um impulso para esse reconhecimento oficial no sentido de expressar e fortalecer mais nossa cultura e nossa autoestima e apresentar nossa cidade para o mundo", justifica o autor da lei.
Com a aprovação da lei, o poder público fica autorizado a desenvolver projetos e programas que visem a preservar as representações simbólicas de Iracema, como as estátuas localizadas na Beira Mar e na Lagoa de Messejana. A prefeitura poderá também capacitar os agentes de turismo para promover o ícone e estimular o estudo da personagem e do livro Iracema.
Para o vereador Guilherme Sampaio, a sanção da lei trará uma série de consequências que vão se refletir em diferentes políticas em Fortaleza. A expectativa, segundo ele, é de que a lei gere mais informação para a apresentação da cultura fortalezense pelos profissionais do trade turístico e para a difusão da obra e da personagem associada à cidade. Além disso, de acordo com o vereador oficialização do ícone deve refletir na preservação dos monumentos e na valorização do turismo cultural.
Guilherme explica que pesquisa realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenada pela professora Ednilza Moreira, identificou que Iracema traz elementos que remontam ao surgimento do povo do Ceará e à geografia de Fortaleza. “A obra mostra a união entre as etnias indígena e portuguesa, as alianças, os afetos. Cita as lagoas da Messejana, da Parangaba, a praia. É um livro rico que mostra as matrizes culturais de Fortaleza.”
O vereador ressaltou ainda que Iracema está presente de diversas formas na cidade: na Praia de Iracema, no Theatro e na Casa José de Alencar, no nome de empresas e marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário