MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Homem da Meia-Noite entrega chave de Olinda à troça Cariri Olindense


Encontro é tradição na cidade e faz abertura simbólica do carnaval.
Segundo diretoria, agremiação é a mais antiga de Olinda, com 91 anos.

Do G1 PE

Um encontro mais que tradicional aconteceu na madrugada deste domingo (19), fazendo a abertura simbólica do carnaval de Olinda. O gigante mais famoso de Pernambuco, o Homem da Meia-Noite, entregou a chave da cidade à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense por volta das 3h30, no bairro de Guadalupe.
Homem da Meia-Noite entrega chave de Olinda ao Cariri (Foto: Reprodução / TV Globo)Muita gente acompanhou a entrega da chave de Olinda ao Cariri; Homem da Meia-Noite cumpriu a tradição mais uma vez (Foto: Reprodução / TV Globo)
O Cariri Olindense desfila nas ruas históricas de Olinda há 91 anos, sendo, segundo a diretoria da troça, a mais antiga agremiação da cidade. Como acontece desde 1921, às 4h20, montado em um jumento, o Velho do Cariri, símbolo do bloco, desceu as ladeiras arrastando uma multidão, ao som do frevo.

Estandarte mais antigo do Cariri, de 1958 (Foto: G1)Estandarte mais antigo do Cariri é de 1958
(Foto: G1)
O presidente da agremiação, Roberto Ferreira dos Santos, explicou a origem da festa. "Essa troça surgiu de um velho mascate, que vivia no Sertão do Carri, e vendia ervas medicinais no Recife. São 91 anos de glória, abrindo carnaval de Olinda", revelou.

A figura lendária do Velho do Cariri, com suas barbas ruivas, longas e chapéu de couro, permanece como o grande símbolo da troça, carregando a fama de colocar criancinhas num saco. No fim das contas, o velho senhor deixa de lado a tristeza e espalha a alegria por onde passa.

Na terça-feira de carnaval (21), a troça volta se apresentar. Às 19h, na Praça 12 de Março, no Bairro Novo, o Cariri Olindense participa de um cortejo.
Esta semana, uma festa comemorou o aniversário de 91 anos do Cariri, com direito a bolo e a exibição de estandartes da agremiação - entre eles, o mais antigo ainda existente, que data de 1958

Nenhum comentário:

Postar um comentário