MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo sobretaxa cobertores importados do Paraguai e Uruguai


Explicação é que os tecidos, na realidade, seriam fabricados na China.
Produtos chineses já eram sobretaxados devido à prática de 'dumping'.

Do G1, em Brasíia

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que foi publicada nesta terça-feira (14), no "Diário Oficial da União", resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que estende a aplicação do chamado "direito antidumping" (sobretaxa) para importações de cobertores de fibras sintéticas do Paraguai e Uruguai.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, trata-se da primeira medida de "anticircunvenção" adotada pelo Brasil. O governo brasileiro acredita que estes países sobretaxados importam o tecido da China e apenas "fabricam" os cobertores em seus países com poucas alterações. Os cobertores chineses, por sua vez, já eram sobretaxados, desde abril de 2010, por meio de medida "antidumping".
O "dumping" se caracteriza pela venda de produtos, em outros países, por um preço abaixo do praticado no mercado de origem. É considerada pela Organização Mundial de Comércio (OMC) como uma prática desleal. O governo brasileiro informou que, além disso, a importação de tecidos de felpas longas originários da China também passa a ser sobretaxada.
"Essa é a primeira vez que uma medida anticircunvenção é adotada pelo Brasil e outra investigação semelhante está em curso, relacionada à extensão de antidumping aplicado também contra a China para calçados. Os demais países investigados, neste caso, são Indonésia e Vietnã", informou o Ministério do Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário