MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo acelera pagamentos do Minha Casa Minha Vida em janeiro


No primeiro mês deste ano, foram pagos R$ 2,5 bi, segundo Planejamento.
Isso representa um crescimento de 132% em relação a janeiro de 2011.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília

O governo acelerou a execução do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional voltado para a população de baixa renda, em janeiro deste ano. Segundo números do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os pagamentos relacionados com o programa somaram R$ 2,51 bilhões no primeiro mês de 2012.
Isso representa um crescimento de 132% em relação a janeiro do ano passado, quando as despesas do Minha Casa Minha Vida totalizaram R$ 1,08 bilhão. O valor gasto no primeiro mês deste ano também equivale a 32% das despesas realizadas em todo ano de 2011 - que foram de R$ 7,7 bilhões. Também equivale a 23% de todas as despesas do programa entre 2007, quando teve início, e dezembro de 2011 (R$ 10,88 bilhões). Para todo este ano, o orçamento do programa habitacional Minha Casa Minha Vida é de R$ 11,08 bilhões.
PAC
Os gastos do Minha Casa Minha Vida também ajudaram o governo a impulsionar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no primeiro mês deste ano. O Minha Casa Minha Vida está dentro do PAC.
Em janeiro de 2012, as despesas do Programa de Aceleração do Crescimento totalizaram R$ 3,11 bilhões, com alta de 5,63% frente ao mesmo período de 2011 - quando somaram R$ 2,94 bilhões. Para este ano, a dotação do PAC, com recursos do orçamento da União, é de R$ 42,5 bilhões.
No primeiro mês deste ano, as despesas do Minha Casa Minha Vida equivaleram a 80,7% de todos os gastos do PAC no período. Isso representa um forte aumento contra janeiro de 2011 - quando a participação do programa habitacional nos gastos totais do PAC representaram 36,7%.
Aumento de investimentos em 2012
O crescimento dos investimentos é um dos objetivos do governo federal neste ano. Há algumas semanas, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse, ao anunciar o resultado de 2011, quando foram realizados R$ 47,5 bilhões em investimentos, com alta de 0,8% sobre 2010, que a meta era aumentar os desembolsos neste ano.
"Queremos um crescimento maior e esperamos que isso possa acontecer em 2012. O ano de 2011 foi de início de mandato, com novas equipes. É natural que o investimento tivesse um crescimento um pouco menor. O PAC 2, assim como o PAC 1, estava nas fases iniciais do ciclo de investimentos, que é a elaboração do projeto. Há um prazo entre o inicio do pagamento e a obra", disse Augustin na ocasião.
Ele afirmou ainda que, neste ano, o Minha Casa Minha Vida passará a ser contabililizado formalmente como investimento - o que não aconteceu até 2011. Com isso, o governo espera que o aumento dos gastos com investimentos seja maior. Com recursos orçamentários, a dotação, para investimentos, autorizada para este ano é de R$ 58,5 bilhões. Junto com as estatais, o valor sobe para R$ 165 bilhões.
Caixa Econômica Federal
A aceleração dos pagamentos do Minha Casa Minha Vida neste ano corresponde à expectativa da Caixa Econômica Federal. No mês passado, o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, lembrou que, em 2011, houve a transição do Minha Casa Minha Vida 1 para a segunda etapa do programa, lançada em junho do ano passado.
Com isso, houve um processo de atualiação de projetos e de lançamentos do Minha Casa Minha Vida. A expectativa do vice-presidente da Caixa é de que, neste ano, quando a segunda etapa do programa estará em "pleno voo" aconteça a retomada de um ritmo mais forte de pagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário