MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Frevo recebe homenagens no centro do Recife no dia de seu aniversário


Haverá festa no Pátio de São Pedro e Praça Maciel Pinheiro.
Blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina são os homenageados.


As comemorações dos 105 anos do frevo nesta quinta-feira (2) não poderiam passar despercebidas no Recife. A partir das 9h, o ritmo pernambucano começará a ser homenageado no centro da cidade. As atrações prometem também reverenciar os 80 anos de fundação dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina. Um cortejo do frevo está previsto  para sair, às 17h, da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista.

A festa começa pelo Pátio de São Pedro, logo de manhã. A Rádio Frevo, com apresentação de Mateus e Catirina, vai executar clássicos que ainda animam o carnaval de Pernambuco. Haverá anda shows da Orquestra 19 de Fevereiro, Orquestra Expresso e dos passistas do grupo AJE e Fazendo Arte. A Frevioca também deve chegar ao Pátio, depois do cortejo do frevo percorrer as ruas do centro do Recife. O desfile começa na Praça Maciel Pinheiro, às 17h30, com bonecos gigantes, passistas e blocos de pau e corda. A chegada está prevista para as 18h30.

Este ano, são duas agremiações as homenageadas, Batutas de São José e Banhistas do Pina, que completam 80 anos. Os dois blocos fazem parte da categoria pau e corda e continuam desfilando lirismo pelas ruas durante os festejos de Momo. Os corais das duas agremiações fazem apresentação no Pátio de São Pedro. Ainda no local, a partir das 17h, o público poderá conferir um show com diversos artistas pernambucanos, acompanhados pela Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio César, e pelos campeões do concurso de passistas 2012.

Também a partir das 17h, será inaugurada a exposição "Viva Batutas, viva Banhistas", no Centro de Formação em Artes Visuais, casa 11 do Pátio de São Pedro. A mostra apresentará a trajetória dos dois blocos aniversariantes. No local, serão lançados também um livro, um CD e documentário comemorativos. Por fim, depois das 20h, quem comanda a festa é o frevo da Orquestra Lourdinha Nóbrega.

Confira a programação completa:
9 de Fevereiro - Dia Nacional Do Frevo
Pátio de São Pedro

A partir das 9h
Rádio Frevo, com Mateus e Catirina - Homenagem aos 80 anos dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina
A partir das 11h
Orquestra 19 de Fevereiro e passistas do Grupo Aje
A partir das 15h
Orquestra Expresso e passistas do Grupo Fazendo Arte
A partir das 17h
Orquestra Raizes Pernambucana, com Maestro Fábio César e cantores da cena do frevo de Pernambuco e passistas campeões de 2012 . Exposição Viva batutas, viva banhistas Local
A partir das 18h30 Chegada do cortejo e homenagem aos blocos, com lançamento de livro, CD e documentário.
A partir das 19h
Orquestra Evocações e coral dos blocos homenageados
Das 20h40 às 23h
Orquestra Lourdinha Nobréga

Nenhum comentário:

Postar um comentário