MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Foliões do Carnaval em Presidente Olegário, MG, têm prêmios criativos


Nove blocos disputam caixas de cerveja, leitoas e até boi.
FutGay e matinê infantil também estão entre as atrações da programação.

Mariaurea Machado Do G1 Triângulo Mineiro

Nove blocos disputam o prêmio (Foto: Divulgação)Nove blocos disputam o prêmio (Foto:
Arquivo pessoal)
Os foliões da cidade de Presidente Olegário, no Noroeste do estado, terão um prêmio diferente pelo segundo ano consecutivo. Quem vencer como bloco mais animado neste Carnaval, vai ganhar  100 caixas de cerveja, um boi e o troféu. O segundo lugar tem 50 caixas de cerveja, uma leitoa e o troféu, o terceiro lugar ganha 20 caixas de cerveja, uma leitoa e troféu e o quarto lugar leva 10 caixas de cerveja e o troféu. Mas o Carnaval no município também tem outras atrações, como o Futgay e a matinê infantil.
“Essa ideia surgiu ano passado e os foliões adoraram. Mas antes de qualquer coisa, só podem participar maiores de idade e não estamos fazendo apologia ao álcool. Sabemos que com esse prêmio os vencedores continuam a festa depois do Carnaval, porque aproveitam e fazem uma confraternização com churrasco entre os integrantes dos blocos ”, explocou um dos organizadores do Carnaval na cidade, Roberto Antonio Queiroz.
Os brindes são conquistados através da comissão organizadora do Carnaval, que monta barracas com comidas e bebidas para arrecadar dinheiro para os prêmios dos blocos. Para participar dos blocos cada folião deve pagar o abadá e a concentração, entretanto, o bloco não paga nenhuma taxa de inscrição para concorrer aos prêmios. “Tivemos muita receptividade das pessoas. São nove blocos e estamos muito animados com a participação da comunidade”, contou o organizador.
Para avaliar os blocos foram escolhidos 24 jurados que se revezam a cada dia da folia. No final do evento os votos são colocados em uma urna lacrada. “Nenhum folião sabe quem são os jurados. Eles serão apresentados apenas no dia do resultado final. Serão avaliados pontualidade, animação, disciplina e comportamento, qualquer bloco que brigar será eliminado”, explicou Queiroz. A concentração dos blocos acontece de 18 a 21 de fevereiro, a partir de 20h, na Praça Independência. No dia 21 o bloco vencedor será anunciado no mesmo local.
BlocosUm dos blocos que vai participar é “Os Havaianos”. O grupo tem 170 pessoas e é organizado pelo promotor de festas Adamilton Oliveira. “É a primeira vez que o bloco participa com esse nome. Nós vamos usar chinelos e colares havaianos e nossa animação pode fazer com que conquistemos o primeiro lugar”, afirmou. Ele, que há 20 anos participa do Carnaval da cidade, já venceu 11 vezes com blocos diferentes.
Outro grupo estreante é o do Deskoltrolados, que tem 250 pessoas um dos organizadores é o Lucas da Silva. “Nós somos muito animados e conhecidos por ensaiarmos passos de danças, isso pode ajudar a gente ganhar”, contou Silva. O folião disse que caso eles ganhem, com o prêmio será feito um grande churrasco para os integrantes do bloco.
E este ano é a quarta vez que o Bloco Tivinanigth participa do Carnaval na cidade. Apesar de nunca ter vencido como bloco mais animado, os participante já venceram três anos seguidos a partida Futgay, que é uma das atrações da festa. “A maioria dos participantes já jogam futebol e isso ajuda bastante. É uma competição divertida e os acessórios fazem parte da brincadeira. Sem falar que o prêmio é muito animador”, disse um dos organizadores do bloco, Vinicius Queiroz Xavier.
Futgay e matinê infantil também estão entre as atrações com prêmios
FutGay é uma das atrações mais esperadas da programação (Foto: Divulgação)FutGay é uma das atrações mais esperadas da
programação (Foto: Divulgação)
Também dentro da programação acontece o tradicional FutGay, que é uma das atrações mais esperadas da programação, segundo um dos organizadores, Roberto Antonio Queiroz. “A competição é como uma partida de futebol, porém os jogadores devem estar caracterizados com acessórios femininos. Ganha quem fizer o melhor placar. É uma partida muito dividida porque os homens colocam saltos, vestidos, mini-saia. Enfim, tem tudo haver com o Carnaval”, completou.
Os times que vão participar da competição fazem parte dos nove blocos de Carnaval. As premiações são 10 caixas de cerveja para o primeiro lugar, cinco caixas de cerveja para o segundo e terceiro lugar. “Para participar o jogador deve fazer parte de algum bloco que inscrito, cada bloco pode inscrever apenas um time, sendo 12 jogadores”, explicou o organizador.
A partida começa no domingo a partir de 14h, no Estádio Municipal Dr. José Drummond Castilho, o Castilhão, que fica na Rua Guilhermina Moreira, no Bairro Planalto. A entrada é franca.
MatinêE a criançada também está incluída na folia. Dia 21 acontece a matinê infantil onde crianças de até 12 anos podem participar com direito a um prêmio especial. “Vamos premiar três crianças. O que vai ser avaliado são a animação e a fantasia. As vencedoras vão ganhar um celular”, comentou o organizador. Quem quiser acompanhar a matinê, o evento acontece na Praça da Independência das 13h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário