MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fechamento de unidade da Seara causa problemas a criadores de SC


Seara fechou a filial de Jaraguá do Sul em dezembro de 2011.
Avicultores que investiram na atividade não têm renda para pagar dívidas.

Do Globo Rural
Mais de cem avicultores estão sem saber o que fazer com o fechamento da unidade do frigorífico Seara em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Os criadores investiram na atividade e agora não tem renda para pagar as dívidas.
Essa é a situação de mais de 100 aviários da região. Eles estão vazios desde quando a Seara fechou a filial de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, em dezembro de 2011. A empresa tinha 198 fornecedores no norte do estado. Desses, quase 130 tiveram o contrato rescindido.

O avicultor Donato Drager, que criava frango há mais de 10 anos, não sabe se vai conseguir pagar os empréstimos que adquiriu para investir no aviário. “Foram R$ 70 mil investidos em equipamentos como comedor automático e painel para ligar e desligar a ventilação mínima”, diz.

No aviário de Donato, a capacidade de produção é de 16 mil frangos. O espaço de 1,2 mil metros quadrados está vazio e a família ainda não sabe o que vai fazer. O irmão, Dornaldo Drager, está na mesma situação. As melhorias que fez no aviário foram solicitadas pela empresa e ainda não foram pagas.

A Seara alega que encerrou as atividades em Jaraguá do Sul por dificuldades para encontrar mão de obra e por problemas logísticos. O impacto econômico para a atividade agrícola no município é grande.

A Seara manteve contratos com 70 criadores da região de Jaraguá do Sul. As aves serão processadas em unidades da empresa no Paraná. Os produtores que não tiveram o contrato renovado aguardam uma reunião do sindicato rural com a prefeitura para discutir alternativas, como a venda para outros estados e incentivos para mudar de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário