MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Falta de chuva afeta produtividade de lavouras de soja no Paraná


Mas ainda há expectativa de recuperação em áreas plantadas mais tarde.
Na média, produtividade estimada é de cerca de 43 sacas por hectare.

Do Globo Rural

O município de Floresta, no norte do estado, é um dos primeiros do Paraná a colher a nova safra de soja, que este ano irá render bem menos do que em 2011. O problema foi a seca que atingiu as lavouras. De acordo com o Deral, Departamento de Economia Rural do estado, a produção deve ser de 11,67 milhões de toneladas, com redução de 24% em relação à safra passada.
O produtor João Dolphini, que plantou 420 hectares de soja, começou a colher há poucos dias em duas áreas diferentes. Nas duas partes, está registrando quebra na produção. “Eu já colhi uma área com rendimento um pouquinho melhor, mas também fraco devido à estiagem”, diz.
A soja foi plantada em períodos diferentes na região de Maringá. Enquanto é feita a colheita em algumas áreas, em outras bem ao lado tem soja verdinha. Além disso, as chuvas irregulares causaram variação da produtividade.
Na média do estado, a produtividade estimada é de pouco mais de 43 sacas por hectare. São 22% a menos do que no ano passado. Mas como ainda tem muita soja se desenvolvendo, mesmo em plena colheita, os produtores torcem para chover e melhorar o rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário