MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Falta água para irrigar lavouras de arroz no sul do Tocantins


Produtores de arroz da região começaram a colheita da safra.
Boa parte das lavouras é irrigada e falta água para o desenvolvimento.

Do Globo Rural
A colheita do arroz começou duas semanas mais cedo no município de Formoso do Araguaia, região sul do Tocantins. O período de colheita segue até março e, de acordo com a CONAB, o estado deve produzir, nesta safra, 440 mil toneladas, 9% menos que na safra passada.
Segundo uma das cooperativas de produtores da região, foram cultivados 19 mil hectares do grão e os agricultores devem colher cerca de 102 mil toneladas. A falta de chuvas regulares provocou uma queda de 5% na produtividade. A previsão dos agricultores é colher, em média, 90 sacas por hectare.
Apesar de estarem dentro de um projeto de irrigação, os produtores dizem que em algumas épocas do ano chega a faltar água. O problema é que as paredes dos canais estão desgastadas pelo tempo e pela ação das marolas formadas pelo vento, que, mais finas, não suportam o volume total de água. O nível dos canais hoje não passa dos 60%, o restante é liberado e acaba fazendo falta no período da seca.
Fazer o sistema de irrigação funcionar no período de estiagem encarece o custo da produção, mas mesmo com os problemas, os produtores estão animados com o preço do produto. A saca de 60 quilos está sendo comercializada a R$ 36. “O ano passado houve perspectiva de muito arroz no mercado, então o preço despencou para R$ 30. Este ano, há perspectiva de diminuição e preços melhores”, explica Vilson Nogueira, vice-presidente da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário