MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estiagem provoca queda na produção de leite de Passo Fundo, RS


Emater estima que houve redução de 40% na produção leiteira.
Chuvas estão abaixo da média desde novembro na região.

Do Globo Rural
Com chuvas abaixo da média desde novembro, a bacia leiteira de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, está registrando muitas perdas. Por causa da falta de pastagens, a produção de leite caiu cerca de 40%.
Uma parte da propriedade do criador Orides Pollo, em Passo Fundo, é dedicada à criação de vacas leiteiras. Neste ano, o produtor queria expandir o negócio, mas ele teve de adia os planos. A seca prejudicou as pastagens e houve queda no rendimento dos animais.
De acordo com a Emater, apenas na região da bacia leiteira de Passo Fundo estima-se que a estiagem foi responsável por uma queda de 40% na produção leiteira.
Na propriedade do criador Ari Schneider, em Santo Antônio do Planalto, houve queda de 10% no rendimento dos animais. O sistema de irrigação permitiu que as pastagens se mantivessem em boas condições. Mas como o produtor usou mais vezes os aspersores houve aumento nos custos de produção. “Hoje, eu gasto R$ 50 por dia de diesel para manter a irrigação”, calcula.
De acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa Trigo, de Passo Fundo, as chuvas estão abaixo da média na região desde novembro. A distribuição também não é regular. A última chuva bem distribuída foi registrada há um mês.
Segundo Clari Pereira, técnico agropecuário da Emater, a quebra da produção leiteira ainda pode ser invertida se voltar a chover regularmente. “O que esperamos e desejamos é que as chuvas retornem à normalidade durante os meses de fevereiro e março. A temperatura quente e a radiação que temos permitem que as pastagens se desenvolvam e o processo normal ocorra nas propriedades rurais", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário