MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Em GO, lavrador inventa tratores e reduz gastos na produção de abacaxi


Máquinas são utilizadas em uma propriedade rural do município de Jaraguá.
Segundo o inventor, não existem tratores iguais aos fabricados por ele.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Com pouco dinheiro para investir na propriedade rural em Jaraguá (GO), o lavrador Osvando Alves apostou na criatividade para substituir funcionários e compra de novos maquinários para a fazenda. Ele trabalhou durante três anos para projetar, juntar peças e criar dois pequenos tratores que atualmente são utilizados no cultivo de abacaxi. “Primeiro, desenhei todas as peças para depois entrar em ação. Desde criança gostava de inventar”, declara.
Segundo ele, os tratores são responsáveis pela economia de aproximadamente 80% na plantação de abacaxi. “Antes, eu gastava R$ 20 mil para plantar e colher a fruta, mas hoje gasto R$ 4 mil”, revela o lavrador. Ele completa: “Entusiasmei e agora vou fazer mais tratores. Também pretendo aumentar a lavoura”.
Invenção
No modelo Cab 72, Osvando Alves utilizou cultivador, carpideira, adubadeira, lâmina e equipamento para combater pragas. Entretanto, o mais interessante são as peças usadas para a criação dos tratores: botijão de gás, moto de motocicleta, volante de carro, catracas de bicicleta, peças de caminhão e até de geladeira compõem as estruturas das máquinas, que, segundo o lavrador, são simples de manter. “Como toda máquina, essa também pode dar defeito. Porém, se a manutenção for realizada, não tem problema. Uma pesquisa comprovou que máquinas iguais às minhas não existem outro lugar”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário