MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Em época de reprodução, tubarões estão mais frequentes em Noronha


Praias da Caieira e do Sancho têm concentrado a presença dos animais.
Machos e fêmeas da espécie limão se aproximam da costa para copular.

Ana Clara Marinho Da Globo Nordeste

Quem mergulhar em Fernando de Noronha até o início de março deve ter mais facilidade de dar de cara com um tubarão. É que os animais da espécie limão estão em pleno período de reprodução, e nessa época, as fêmeas têm se aproximado das praias para copular. Diretor do Museu do Tubarão, o engenheiro de pesca Leonardo Veras pesquisa o comportamento dos limões há sete anos e intensificou os mergulhos diários para o registro fotográfico da temporada. A maior parte da pesquisa para observação foi feita na região da Praia da Caieira, uma das mais selvagens da ilha, mas registros também ocorreram na Praia do Sancho.
Tubarão limão na Praia do Sancho (Foto: Leonardo Veras / Museu do Tubarão)Presença do tubarão da espécie limão está mais recorrente nas praias de Fernando de Noronha (Foto: Leonardo Veras / Museu do Tubarão)
Nos últimos dias, o pesquisador chegou a contabilizar dez tubarões no Sancho, que faz parte do Parque Nacional Marinho, e é considerada uma das praias mais bonitas do arquipélago. Segundo Veras, o horário mais apropriado para encontrar os tubarões limão é no início da manhã. “É comum o visitante entrar no mar com tubarões e nem notar. Na verdade, são animais muito tímidos e, quando percebem a presença humana, vão embora antes de entrar no alcance visual das pessoas”, detalha Veras.
Segundo o pesquisador, na ilha, os tubarões estão bem alimentados e não veem os seres humanos como refeição. A dica é deixá-los em paz, ele avisa. “Em Fernando de Noronha não temos registro de ataques. Para se aproximar dos tubarões limão, é necessário utilizar técnicas de mergulho não invasivo [silencioso] e todo mergulhador deve estar ciente dos limites para não importunar o animal” , explica Veras. Ele recomenda que o mergulhador nunca tente tocar em um tubarão ou persegui-lo. Também é importante evitar se posicionar de forma ameaçadora, deixando o animal encurralado.
Veras também diz que as pessoas não devem carregar iscas durante o mergulho, nem tentar atrair os tubarões com alimentos. Os animais são selvagens, alimentá-los pode alterar seu comportamento diante da presença humana e a rotina de predação. Outra regra que deve ser seguida é nunca mergulhar sem companhia - o ideal, na verdade, é contratar um mergulhador credenciado. Além da segurança, o guia deve proporcionar um mergulho mais rico, já que tem conhecimento das particularidades da região.

'Sexo animal'
Ao longo das observações, Leonardo Veras constatou que o sexo entre os tubarões deixa muitas marcas. "A fecundação é interna e o macho costuma morder a fêmea para consumar o ato", explica o pesquisador. Veras diz que o sexo selvagem demora horas: da corte até a penetração, são feitas muitas tentativas e o tubarão encurrala a parceira, geralmente em águas rasas - o que pode se realizar na beira da praia. O 'namoro' acontece à noite e no início da manhã.

As fêmeas variam de 2,30m a 3m de comprimento. Elas são cortejadas por vários machos e a gestação é de 11 meses. A temporada de nascimento começa em outubro e segue até março, período em que Fernando de Noronha se transforma em maternidade para a espécie. Logo após o nascimento, os filhotes são abandonados pela mãe.
Os tubarõezinhos precisam aprender na prática a pescar para se alimentar. “A primeira refeição é a missão mais difícil dos filhotes”, afirma Leonardo Veras. É que eles ainda enfrentam o “fogo amigo”, ou melhor, irmão, porque os maiores predadores dos tubarões são os próprios tubarões. Os irmãos mais velhos costumam comer os mais jovens. “A vida na natureza não é fácil. É matar ou morrer”, resume o estudioso.

Os tubarões limão estão na lista das espécies ameaçadas de extinção. Eles são protegidos por lei e a pesca é proibida. Os pesquisadores consideram que a população de Fernando de Noronha é saudável. Ao longo dos últimos anos, tem sido mais comum encontrar os limões nas praias da ilha.
Tubarão limão na Praia do Sancho (Foto: Leonardo Veras / Museu do Tubarão)Nesta época, fêmeas se aproximam da costa para copular; praias de Noronha são cenários do 'namoro'  (Foto: Leonardo Veras / Museu do Tubarão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário