MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dilma afirma que Transnordestina deve ficar pronta até o fim de 2014


Presidente visitou nesta quinta (9) obras da ferrovia em Pernambuco.
Ela afirmou que quer 'acertar parafusos' com empresas que tocam a obra.

Luna Markman Do G1 PE

A presidente Dilma Rousseff em visita às obras da ferrovia Transnordestina (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)A presidente Dilma Rousseff em visita às obras
da ferrovia Transnordestina (Foto: Roberto Stuckert
Filho / Presidência)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (9), no limite entre os municípios de Parnamirim e Terra Nova (PE), que quer a ferrovia Transnordestina, que sofre com atrasos, pronta até o fim de 2014. Anteriormente, a presidente havia dito que a previsão era de que a conclusão ocorresse até o ano que vem.
"O que queremos é concluir a ferrovia até o final de 2014 e vamos tomar todas as medidas para que isso aconteça. E não há limite para que isso aconteça, para garantir que aqui saia a grande ferrovia de ligação do Nordeste", afirmou a presidente após visita às obras da Transnordestina.
A Transnordestina terá 1.728 km de extensão e vai cortar parte do Nordeste, ligando a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), capazes de operar navios de grande porte.
As obras da ferrovia, que começaram em 2006, estão atrasadas. A previsão inicial de conclusão era 2010. A presidente disse que cobrará as empresas para que os trabalhos tenham agilidade.
"Vamos acertar nossos parafusos para que haja uma solução mais rápida porque é de imenso interesse para a região. Uma ferrovia desse porte não existia no Brasil. Só tinha ferrovias de porte no Sul e Sudeste. Com a Transnordestina teremos um eixo de desenvolvimento grande, para transporte de grãos, de minérios. A ferrovia funciona como um caminho de desenvolvimento."
Perguntada sobre se o custo total da ferrovia seria mantido em R$ 5,4 bilhões, a presidente afirmou que não pretende elevar indefinidamente o preço da obra. A previsão inicial era de que o custo fosse de R$ 3 bilhões.
"O governo já fez várias avaliações econômico-financeiras sobre a ferrovia. Não pretendemos ficar elevando indefinidamente o preço dessa ferrovia. A gente sabe que uma ferrovia desse tamanho, dessa dimensão, tem sempre coisas não planejadas que ocorrem, óbvio, mas temos hoje certeza de que nossos orçamentos estão bem próximos da realidade."
Tufi Daher Filho - presidente da Transnordestina (Foto: Luna Markman/G1)Presidente da Transnordestina estava em reunião
com Dilma Rousseff (Foto: Luna Markman/G1)
Reunião técnica
À tarde, em reunião técnica com representantes das empresas Transnordestina e Odebrecht, realizada no canteiro industrial de Salgueiro, também em Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff quis saber detalhes sobre andamento das obras da Transnordestina. Dos 1.728 km de trilhos previstos no projeto, apenas 170 estão prontos, menos de 10%.

De acordo com o presidente da Transnordestina Logística S.A (TLSA), Tufi Daher Filho, que participou da reunião, Dilma Rousseff questionou sobre o avanço físico da infraestrutura da obra, que, segundo ele, representa 60% de todo o trabalho. "Nós tivemos problemas com desapropriação e licenças ambientais, e nossos próprios problemas. A presidente cobra, com razão, os prazos e cumprimento de metas. E a reunião foi bastante técnica sob esse aspecto. Nós firmamos um acordo e, por parte da Transnordestina, esses prazos serão cumpridos", assegurou.
Segundo Tufi Daher, cerca de 45% da infraestrutura, que é a parte de terraplenagem e construção de bueiros, está pronta. A execução das obras no trecho Salgueiro até Missão Velha (CE) teve início em junho de 2006 e a previsão de término é marcço de 2012. Já o trecho de Eliseu Martins (PI) até o Porto de Suape (PE) começou em fevereiro de 2010 e deve ficar pronto em 2013; de Missão Velha até o Porto de Pecém (CE) será entre no final de 2014.
Orçamento
Também presente na reunião, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, falou que a questão dos aditivos nos contratos não entrou em pauta no encontro. "Nós não discutimos nenhum tema relacionado aos aditivos. Nós tivemos a oportunidade de passar, comentar e avaliar junto à [presidente] Dilma como está o desdobramento das obras nas diversas frentes e todos dentro de uma convicção de que o governo vai trabalhar para que esta obra seja concluída até 2014", disse.
O valor inicial do projeto é R$ 5,42 bilhões. Para os trabalhos da transposição de águas do Rio São Francisco continuarem, que assim como os da Transnordestina estão atrasados, por exemplo, o Governo federal teve que reorganizar contratos com os consórcios responsáveis pelo serviço, o que significou um aditivo de R$ 1,9 bilhão.
Manifestantes fazem protesto em Parnamirim (PE) durante visita da presidente Dilma Rousseff (Foto: Luna Markman / G1)Manifestantes fazem protesto em Salgueiro (PE)
durante visita da presidente Dilma Rousseff (Foto:
Luna Markman / G1)
Protesto em Salgueiro
Entre a saída da presidente de Parnamirim e a chegada a Salgueiro, onde Dilma participou de almoço no canteiro industrial da ferrovia com representantes das empresas Transnordestina e Odebrecht, que atuam na obra,  cerca de 40 pessoas se reuniram para protestar contra o cancelamento do repasse de recusos do governo federal para o programa de formação de professores do campo. Na entrada do canteiro, os manifestantes esperavam encontrar com a presidente Dilma Rousseff.
O curso começou em 2010 com 115 alunos de 20 municípios de Pernambuco e Bahia. As aulas aconteciam no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, em Belém do São Francisco (PE), e na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, na cidade homônima.
"Nós só tivemos os dois primeiros semestres de aula. Em 2011, tivemos o terceiro porque nós tiramos dinheiro do nosso bolso e os professores deram as aulas de graça. De repente, o MEC [Ministério da Educação] parou de repassar o dinheiro que já estava previsto do edital para os quatro anos de curso", explicou o estudante Jerson José Souza.

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