MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CRM manda médicos suspenderem atendimento em UPA no DF


Segundo CRM, falta de profissionais compromete trabalho do médico.
Profissionais do Samu mantêm atendimento em Samambaia, diz GDF.

Do G1 DF
Única em funcionamento no DF, UPA atendeu menos de 50% do possível, segundo previsão inicial da Secretaria de Saúde (Foto: Raquel Morais/G1)UPA de Samambaia, única em funcionamento no
Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal determinou que os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia, única em funcionamento no Distrito Federal, parem de atender pacientes a partir desta segunda-feira (13).
A determinação foi tomada a pedido do Sindicato dos Médicos do DF, que alega falta de segurança e condições inadequadas de trabalho na UPA. Médicos que desrespeitarem a medida poderão ser punidos com advertência e até suspensão do registro, segundo o CRM.
“Hoje só tem um médico lotado na UPA, os outros que atendem lá são lotados no Hospital de Samambaia. Toda a população está reclamando que não tem médico para atender e o médico trabalha comprometido pela pressão de suprir a demanda que existe”, disse o presidente do CRM, Iran Augusto Cardoso.
Segundo o secretário-adjunto de Saúde do DF, Elias Miziara, o atendimento de urgência foi mantido com profissionais do Samu. O GDF estuda remanejar médicos de outras unidades de saúde para manter o atendimento na unidade, afirmou.
Miziara disse que o GDF prepara a contratação emergencial de 58 médicos para resolver o problema da UPA de Samambaia. O prazo informado pelo secretário-adjunto para que o atendimento esteja normalizado é final de março.

Falta de negociação
O CRM e a Secretaria informaram que não houve ainda um encontro para discutir a interdição no atendimento. A entidade alega que a secretaria foi notificada no dia 2 de fevereiro com um pedido de adequação das condições de trabalho, sob pena de paralisação do atendimento.
Miziara negou que a secretaria tenha sido comunicada, mas afirmou que o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, marcou três reuniões com o CRM na semana passada para discutir queixas recorrentes dos médicos. No entanto, nenhum representante do conselho compareceu.
“Marcou para eu ir lá, mas o secretário que tinha que vir aqui. O CRM também é um órgão. Nós estamos no mesmo patamar”, disse Cardoso, do CRM ao justificar a ausência nas reuniões marcadas pelo GDF.
Atendimento abaixo do esperado
A UPA de Samambaia registrou 80 mil atendimentos entre 15 de fevereiro do ano passado e 5 de janeiro deste ano, segundo a Secretaria de Saúde. O número é cerca da metade da estimativa anunciada na inauguração, de 500 pacientes por dia, o que daria 162,5 mil atendimentos no período.
De acordo com a pasta, a quantidade atendida corresponde à real demanda da UPA e não a uma suposta má prestação de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário