MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crianças de Parintins estudam em sala de aula com terra e lama no AM


Moradores de área rural esperam há cinco anos por uma nova escola.
Secretário de Educação promete novo local ainda em 2012.

Do G1 AM
Crianças estudam em meio a estrutura precária (Foto: Reprodução/TVAM)Crianças estudam em estrutura precária na zona rural de Boa Esperança do Zé Açu (Foto: Reprodução/TVAM)
Crianças da comunidade rural Boa Esperança do Zé Açu, pertencente ao município de Parintins, a 369 km de Manaus, estudam em uma escola com chão de terra e lama. Em péssimas condições, a Escola Municipal São José recebe estudantes de quatro comunidades rurais.
A escola tem 120 alunos em três turnos e níveis diferentes. Foram improvisadas três salas de aula, uma delas instalada na área de um bar. Quando chove, professores e alunos afirmam que são obrigados a conviver com poças de lama em um local sem paredes e telhas para a proteção contra a água.
Para o agricultor João de Souza Santos, o local não merece ser chamado de escola. "Pelo tempo que a gente reside aqui, já era para ter uma escola, um colégio de presença, não um taboado velho desse aí. Faz até vergonha chamar isso de colégio. A gente chama porque é obrigado, mas pela realidade, isso é um barraco", afirmou.

Irineia de Souza, que vive na comunidade, também se diz indignada com a situação. "Nós estamos cobrando os nossos direitos para os nossos filhos não estudarem em uma escola dessa que é uma vergonha. Está caindo aos pedaços", disse.
Segundo o líder da comunidade, Augusto Serrão, a prefeitura prometeu há cinco anos uma nova escola e os moradores reservaram uma área para a construção, que ainda não foi iniciada. "Não é fácil. Só mesmo os professores que são guerreiros e aguentam", disse.
O secretário municipal de educação de Parintins, Maildson Fonseca, afirma que uma escola foi concluída na região e a construção da Escola Municipal São José deve ser iniciada ainda neste ano. "Os recursos não são suficientes para atender a todas as comunidades de uma vez", afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário