MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cordão da Bola Preta arrasta 2,3 milhões pelo Centro do Rio, diz PM


Número estimado pelos organizadores chega a 2,5 milhões de pessoas.
Quinze flagrados fazendo xixi na rua foram levados para a delegacia.

Renata Soares e Tainã Nalon Do G1 RJ

bola preta (Foto: Alexandre Durão/G1)Avenida Rio Branco tomada de foliões atrás do
Bola Preta (Foto: Alexandre Durão/G1)
O Cordão da Bola Preta arrasta cerca de 2,3 milhões de foliões na tarde deste sábado (18), segundo informou a Polícia Militar. Já de acordo com a estimativa dos organizadores do tradicional bloco de rua do Centro do Rio de Janeiroesse número chega a 2,5 milhões de pessoas. De uma forma ou de outra, a concentração de foliões superou a do ano passado, quando 2 milhões passaram pelo local.
Um rio de gente se esbalda pelo asfalto e toma a Avenida Rio Branco, desde a Candelária, ponto de partida da folia, até chegar à Cinelândia.
Nem mesmo o sol forte diminui o ânimo de cariocas e turistas, que dançaram ao som de marchinhas como "Aurora" e "Quem não chora não mama".
Considerado o bloco de rua mais antigo do Rio, com 93 anos, o Cordão da Bola Preta reúne uma turma animada com fantasias caprichadas.
Durante o desfile do bloco, 15 pessoas foram flagradas fazendo xixi na rua, e foram levadas para a 5ª DP (Gomes Freire).
Musas esbanjam simpatia
A cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal desfilam há quatro anos como madrinha e porta-estandarte, respectivamente. Amigas de carnaval, lideram a folia ao lado do mais antigo fundador da banda do Bola Preta vivo, Bené do Bola Preta. "Sou o único fundador vivo da banda", diz Bené, intérprete carnavalesco de 85 anos, orgulhoso e emocionado por acompanhar a folia preta e branca desde 1953.
As madrinhas Leandra Leal (à esquerda) e Maria Rita do bloco do Cordão da Bola Preta neste sábado (18), no Rio de Janeiro. famosos* musas* (Foto: Tai Nalon / G1)Leandra Leal (à esquerda) e Maria Rita saem há quatro anos no Cordão da Bola Preta (Foto: Tai Nalon / G1)
As artistas também dividem as atenções do público com a estreante no posto de rainha do bloco, a atriz Desirée Oliveira, a Mulata Difícil do programa "Zorra Total", da TV Globo. Já as musas Dayane Machado, Bianca Leão e Patricia Pontes esbanjam simpatia e sensualidade, arrancando gritos e aplausos dos foliões.
Leandra, que desfila no Bola Preta desde criança, afirmou que acompanhar o cordão é mais que tradição - o que, segundo ela, faz do carnaval de rua mais charmoso. Ela também desfila neste ano em outro bloco tradicional do Rio, o Cacique de Ramos, no domingo e na terça-feira de carnaval.
Por volta das 11h, no entanto, o bloco parou por cerca de cinco minutos para pedir uma ambulância na altura da Sete de Setembro, após uma briga entre foliões.
Versões modernas da personagem Chapeuzinho Vemelho alegram o bloco do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro. (Foto: Renata Soares / G1)Versões modernas da personagem Chapeuzinho Vemelho alegram o bloco (Foto: Renata Soares / G1)
História
Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o mais tradicional e maior bloco carnavalesco do Rio, tendo arrastado dois milhões de foliões pelo Centro da cidade em 2011. Patrimônio Cultural do Povo Carioca, o “Bola” realizou grandes bailes com a Orquestra Tabajara, Ed Lincoln, Chiquinho do Acordeon, Orquestra Tupy e muitas outras.

Um comentário:

  1. Bem vinda ao mundo da Tchaka drag queen!
    Vai fazer festa?
    Tem que ter a "Rainha das Festas" para animar seus convidados .

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=174757175970640&set=a.174757152637309.36423.100003090769010&type=1&theater

    ResponderExcluir