MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conab aponta redução na safra nacional de grãos


Dados refletem último levantamento, divulgado há cerca de um mês. Estiagem no Sul é a principal causa.

Do Globo Rural

No Rio Grande do Sul, boa parte da soja ainda está em fase de desenvolvimento. Esta semana voltou a chover, o que deixou os produtores mais animados.
Apesar da boa fé dos agricultores, as previsões indicam quebra de 24% na safra gaúcha de grãos, números que fizeram a produção nacional ficar bem abaixo da registrada no ano passado.
A CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, prevê uma safra de 157 milhões de toneladas, 5,8 milhões a menos do que a safra anterior. A soja deve cair 8,1% e o arroz, 17,9%.
Estas duas culturas somam uma perda de quase 8,5 milhões de toneladas em relação à safra passada. O motivo da queda é a seca.

"A estiagem vem se acentuando desde novembro e principalmente a partir de meados de dezembro nós tivemos um comportamento de déficit hídrico muito acentuado nos estados do Sul e Mato Grosso do Sul", explica Sílvio Porto, diretor de política agrícola da Conab.

O que contribui para que a safra não seja ainda menor é o milho. A produção deve crescer 6%, ou seja, 3,4 milhões de toneladas. Este aumento, segundo a Conab, se deve aos bons preços de mercado, que estimularam os produtores a plantarem mais milho.
Caio Rocha, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, aposta em uma boa produção de milho safrinha. “As condições de crescimento em parte do processo de tecnologia, o uso maior de fertilizantes, que tem crescido, mas também as condições climáticas nessas regiões, têm favorecido o aumento da produção do milho da segunda safra”, explica.
A previsão para a safrinha de milho é de 25,8 milhões de toneladas, 20% a mais do que a safrinha passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário