MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ceará vai receber 48 novos parques eólicos nos próximos quatro anos


Ceará é o maior produtor de energia eólica do Brasil, diz especialista.
Atualmente, 40% da energia consumida no estado é gerada pelos ventos.

Do G1 CE, com informação da TV Verdes Mares

O Ceará tem 17 parques eólicos e 48 devem ser instalados nos próximos quatro anos, de acordo com o governo do estado. O primeiro parque eólico do Ceará, no Porto da Dunas, na cidade de Aquiraz, é composto por 20 gerados que produzem juntos energia suficiente para abastecer uma cidade de até 100 mil casas.
O Ceará é o maior produtor de energia eólica do País. Além de Aquiraz, eles estão instalados em Aracaraú, Montada, Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, todas as cidades do litoral cearense. Atualmente, 40% consumida em todo o estado é gerada a partir dos ventos,
"Nós estamos localizados em uma das regiões mais ricas do planeta em termo de radiação solar e vento, então estudos que a gente poderei considerar conservadores, nós teríamos potência igual à de Itaipu, que é a segunda maior hidrelétrica do mundo" diz o professor de energia elétrica da Universidade Federal do Ceará Paulo Carvalho. Os ventos são a forma mais limpa de gerar energia, segundo o professor.
Mesmo em plena produção, a energia eólica tem um perfil complementar, por causa da inconstância dos ventos. "Um aspecto extremamente vantajoso é o casamento das energias eólica e hidrelétrica. A base da energia será sempre elétrica e à medida que eu coloco [energias] solar elétrica, eu estou segurando água no reservatória e essa água dura o ano todo", explica o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário