MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Castanha do pará é fonte de renda de famílias da região amazônica


É época de colheita da castanha do pará.
A previsão é que a safra seja maior que a do ano passado.

Do Globo Rural

Em Óbidos, no oeste do Pará, na comunidade Ipixuna, moram 140 famílias. A principal renda dos moradores vem da produção de farinha de mandioca, mas nos três primeiros meses do ano, as famílias complementam a renda com a coleta da castanha do pará.
As castanheiras são nativas da região amazônica. Com um facão, os coletores abrem caminho na mata e recolhem os frutos caídos.
As árvores chegam a medir cerca de 30 metros de altura. A morte das castanheiras compromete a sobrevivência das famílias, hoje, coletar a castanha na mata está ficando cada vez mais difícil por causa do desmatamento ilegal.
Em uma espécie de cuia, também conhecida como ouriço, a castanha é encontrada. É impossível colher, no momento certo, quando está pronta, ela cai sozinha e aí é recolhida pelos castanheiros. Com o panero cheio de castanhas, eles voltam para a comunidade e entregam o produto retirado da mata para os compradores.
Cada lata com mais ou menos com 18 litros, custa em média R$ 10. As sacas variam de 50 a 60 quilos.
Preparadas, elas são encaminhadas para as indústrias de beneficiamento, onde passam por uma limpeza e seleção. Por dia, 112 mil quilos são beneficiados.
A amêndoa tem mercado garantido, os principais compradores são China, Europa e Estados Unidos. No mercado interno, São Paulo é o estado que mais compra a castanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário