MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cafuçus enchem Centro de João Pessoa de muito brilho e 'elegância'


A 22ª edição do bloco foi animada por 15 orquestras de frevo.
Muita música brega e rádio difusora fizeram a alegria de milhares de foliões.

Frederico Martins Do G1 PB

Cafuçus de João Pessoa (Foto: Frederico Martins/G1 PB)Muita alegria e fantasias originais no bloco mais
estiloso da Paraíba (Foto: Frederico Martins/G1 PB)
"Cabelo com brilhantina, duas lapadas de pinga, pente no bolso, no corpo muita ginga. Medalhão no pescoço, cheirando a mistral, lá vai o cafuçu brincar o carnaval". Foi assim que o cantor, compositor e criador do hino de um dos maiores blocos de arrasto do carnaval de João Pessoa, Kennedy Costa, traduziu o espírito de um autêntico ‘cafuçu’.
O senso comum atribui ao cafuçu o rótulo de brega ou "desprovido de estilo", mas, estilo foi o que não faltou no bloco, que de acordo com a organização reuniu cerca de 70 mil foliões, na noite desta sexta-feira (17). Muita irreverência, criatividade e alegria deram o tom do desfile dos cafuçus, que tomaram o Centro de João Pessoa. A concentração começou por volta das 18h (horário local) e se estendeu noite a fora pelas praças Dom Adauto, Rio Branco, Ponto de Cem Réis e pelas ladeiras do Centro Histórico da capital paraibana.
Carnaval do Fim do Mundo
Além dos foliões e seus "looks" extravagantes estavam presentes, personagens como a veterana do bloco Corrinha Mendes, devidamente fantasiada de Amy Winehouse e o rei e a rainha cafuçu, que são escolhidos todos os anos em um baile, que acontece algumas semanas antes do inicio das prévias carnavalescas. Esse ano, o tema do baile fez alusão ao fim dos tempos, previsto pelos Maias para 2012, e para convidar as pessoas, um grupo de atores paraibanos gravou um vídeo bem humorado, parodiando o comercial que transformou a adolescente Luiza Rabello em meme na internet.
Buda Lira  (Foto: Frederico Martins/G1 PB)Um dos organizadores do bloco Buda Lira, disse que
animação seria garantida por 15 orquestras de frevo
(Foto: Frederico Martins/G1 PB)
Difusora Cafuçu
Já são 22 anos, desde que o bloco ganhou as ruas de João Pessoa pela primeira vez, animando as prévias do carnaval, mas, assim como as Muriçocas do Miramar, o Cafuçu não integra mais a programação do projeto Folia de Rua e se apresenta de maneira independente.
De acordo com Buda Lira, um dos organizadores do bloco, esse ano os foliões foram puxados por 15 orquestras de frevo, além disso, uma estrutura de som foi montada interligando o conjunto de praças da concentração e as principais vias de acesso no entorno, trata-se da Difusora Cafuçu que foi comandada por dois DJs e funcionou sem parar, transmitindo música brega e recadinhos dos foliões. "A expectativa é que tudo funcione de forma a satisfazer as pessoas que vierem se divertir no Cafuçu, que tudo corra bem", disse Buda Lira.
A história do bloco começou quando um grupo de amigos decidiu sair pelas ruas do Centro de João Pessoa vestindo suas “melhores roupas”. Faziam parte do grupo que fundou o bloco a Adalice Costa, Ana Costa, William Pinheiro, Henrique Magalhães, PauloVieira, Torquarto Joel, Buda Lira e Bertrand Lira.
Para Bertrand Lira, o diferencial do Cafuçu é ter optado por trazer às ruas, orquestras de frevo ao invés dos trios elétricos e liberar a imaginação dos foliões na hora de montar suas próprias fantasias, ao invés de comprar abadás. "Esperamos muita alegria, diversão e que tudo corra bem, como todo ano acontece", disse Bertrand.
estudantes primeira vez (Foto: Frederico Martins/G1 PB)Curtindo o Cafuçu pela primeira vez, amigas
estavam empolgadas
(Foto: Frederico Martins/G1 PB)
"Nós estamos adorando o bloco, nós viemos porque ele é muito conhecido e a gente queria ver como era", disseram as estudantes Amanda Sousa, Evelin Monteiro e Maria Gabriela que participaram pela primeira vez do bloco. Já a chefe de cozinha Mary Jane, que estava fantasiada de cigana é veterana no Cafuçu. "Montei minha fantasia com as roupas velhas que encontrei no guarda-roupa da minha avó".
Grupos de amigos lotavam a praça Dom Adauto e todos eram unânimes em afirmar que duas coisas não podem faltar na fantasia de um autêntico cafuçu: extravagância e muito brilho. "Eu adoro a festa, o Cafuçu tem um carisma todo especial, para mim é o bloco que eu mais gosto. É diferente e a fantasia deve ser espontânea, livre, alegre, por que cafuçu é alegre" disse a professora de português Raquel Guedes, que estava acompanhada da sua mãe.
professora e mãe (Foto: Frederico Martins/G1 PB)Acompanhada da mãe, a professora Raquel Guedes, disse adora a alegria e espontaneidade do
bloco (Foto: Frederico Martins/G1 PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário