MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Budistas trocam folia de Carnaval por meditação do ‘nobre silêncio’


Budistas Nitiren Daishonin vão passar quatro dias sem falar nada.
Confira a programação dos retiros de outras religiões no Paraná.

Adriana Justi Do G1 PR
Enquanto muitas pessoas optam por passar o feriado de Carnaval envolvidas com o barulho dos trios elétricos e com o agito das escolas de samba, há também os que aproveitam para refletir sobre doutrinas religiosas nos retiros espirituais. É o caso dos budistas Nitiren Daishonin, por exemplo, que vão participar do encontro chamado de ‘nobre silêncio’. “Serão quatro dias sem falar nada. O objetivo é simplesmente praticar a meditação ch’an, que nos permite afrontar as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada”, afirma o estudante de budismo Lucas Daltin.
Budistas meditam ao ar livre  (Foto: Divulgação/ Templo Zu Lai)Budistas meditam ao ar livre (Foto: Divulgação/ Templo Zulai)
Daltin conta que as sessões de meditação serão realizadas ao ar livre e intercaladas a cada 50 minutos, mas que mesmo durante os intervalos será proibida a comunicação entre os participantes. Serão servidas três refeições, totalmente vegetarianas. Homens e mulheres ficam em ambientes separados. Todos os objetos pessoais dos participantes serão recolhidos e guardados a fim de que não atrapalhem a concentração. Segundo Lucas, quem não respeitar as regras poderá ser expulso da programação. O retiro vai receber participantes de todo o Brasil no templo localizado em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.
Já participei de retiros e percebi que só quando a gente fica sem se comunicar, se dá conta de quantas bobagens falamos o dia inteiro”"
Guilherme Santana, arquiteto
“Eu já participei de retiros parecidos e percebi que só quando a gente fica assim, sem se comunicar, se dá conta de quantas bobagens falamos o dia inteiro”, conta o arquiteto curitibano Guilherme Santana. Ele contou também que no início ficou com medo porque em um dos retiros que participou, além de não se comunicar, ele também deveria ficar sem comer e beber. “Foi um desafio, fiquei com medo de passar mal e de não aguentar. Mas achei transformador e sem dúvida faria muitos outros”, acrescentou o arquiteto.

As outras religiões também fazem questão de refletir sobre as doutrinas nos retiros, mas não deixam de lado a parte de entretenimento, como bailes de carnaval com músicas cristãs, por exemplo.
Festa cristã reúne até cinco mil pessoas no Carnaval (Foto: Divulgação)Festa cristã reúne até cinco mil pessoas no
Carnaval (Foto: Divulgação/Gabaon)
Em Curitiba, pelo menos cinco mil católicos vão participar do Gabaon, segundo os organizadores. A 23ª edição do encontro começa no domingo (20) e encerra na terça-feira (21). A festa cristã é um misto de reflexão e de entretenimento. A programação conta com palestras, orações, apresentação de grupos de dança e teatro, celebrações eucarísticas e baile de carnaval cristão, onde é proibido o consumo de bebida alcoólica. As crianças terão atividades específicas no mesmo local. O retiro será no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio, no bairro Orleans.

 A Igreja Adventista do Sétimo Dia também promete muita diversão em meio à programação espiritual. “Nós realizamos vários retiros nesta época do ano, o maior deles deve reunir cerca de 500 pessoas. Na nossa doutrina religiosa, os jovens são orientados a ficar de fora das festas normais de Carnaval", explica a organizadora Francis Matos.
Acampamento adventista (Foto: Divulgação)Acampamento adventista
(Foto: Divulgação/Igreja Adventista)
Nestes encontros, os jovens normalmente fazem acampamentos, participam de momentos de reflexão religiosa e têm outras atividades de integração. "Todos são orientados a não ingerir bebidas alcoólicas e a praticar o sexo somente após o casamento”, comenta Matos.

Na capital paranaense, neste Carnaval, 8,5 mil jovens vão participar de cerca de 30 retiros organizados pela Igreja Adventista. Todos os encontros começam no início da noite desta sexta-feira (17) e seguem até o meio-dia da quarta-feira (22).

Os evangélicos também promovem vários retiros durante o feriado de Carnaval. “Nosso intuito é mostrar que existe a possibilidade de se divertir e ao mesmo tempo refletir sobre a presença de Deus”, afirma Maikon dos Santos Oliveira, um dos participantes.
Seicho-No-Ie (Foto: Divulgação)Adeptos do Seicho-No-Ie terão atvidades de
carpinagem durante o retiro
(Foto: Divulgação/Seicho-No-Ie)
Um deles, onde Maikon vai participar, será realizado em uma chácara, com opções de barracas para acampar. A programação terá gincanas, bailes de carnaval com músicas cristãs e palestras de reflexão. O consumo de bebidas alcoólicas também é proibido. O acampamento será realizado em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, entre sábado (18) e segunda-feira (20).
O retiro dos adeptos do Seicho-No-Ie terá palestras, cerimônias e oferendas de trabalho em meio à natureza. Uma das atividades será a de capinagem. Pelo menos 300 pessoas devem participar, segundo o organizador Jacione Biora. O encontro começa no sábado (18) e segue até terça-feira (21) na Academia Seicho-No-Ie, no bairro Caximba.

Um comentário:

  1. PEDIDOS DE MILAGRES E CURAS E ORAÇAO E PROTEÇAO Mensagem: pedidos de milagres e oracoes gilberto antonio de lara , marlene karvonski gabardo de lara ,matheus gabardo messias de lara ,kamilla gabardo messias de lara ,gabriella gaBARDO DE LARA, ELIANE CASTORINA DE LARA ,SILVANA TEREZINHA DE LARA,MARLI TERESINHA DE LARA,MARILDA FATIMA DE LARA JACICHEN, MARIZA FATIMA DE LARA, MARILISE APARESIDA DE LARA MOURA, JANETE APARESIDA GABARDO, JUSILENE SOARES DA SILVA,HELEN LUIZA DA SILVA GABARDO,LUIZ MESSIAS,ELIANDRO FERREIRA BASTOS , MAYCON VINICIUS DE LARA, CESAR ANTONIO BAGGIO, ROBSON JACICHEN ,ROBERTO JACICHEN ,MAURICIO JACICHEN, JHONATAN VINICIUS DE LARA RIBEIRO, JHONY VINICIUS DE LARA RIBEIRO WESLEY HENRIQUE ALU DE LARA GEREMIAS, PAULO VALASQUE, RENATO MILLER ,AMAURI ADILSO DA SILVA,, FLORENTINA KARVOSNKI GABARDO,EDILSON KARVONSKI GABARDO, JOSE ORLANDO GABARDO,NILTON KARVONSKI GABARDO ,NILSON KARVOSNKI GABARDO,NELSON KARVONSKI ALVES GABARDO, LEODEVAL ALU DE LARA,LEO, NELCI SANTOS DE LARA,ANTONIO ALVES GABARDO, TOTO,NATALIO FERREIRA LIMA DE LARA,ERNESTINA AUGUSTA GEREMIAS DE LARA,JOAO JULIAO DOS SNTOS, ARLINDA NEVES DA ARAUJO DOS SANTOS,AVELINO DURVAL DE SOUZA,AMADEU FERREIRA,JOEL DOS SANTOS, ATILIO FERREIRA DE LARA,TICO,FLORESVAL FERRIRA DE LARA, FLOR, OSLI ANTONIO FERREIRA DE LARA!PEDIDOS DE MILAGRES E ORAÇOES DEUS A ABENÇOE!GILDE LARA, SENHOR GILBERTO ANTONIO DE LARA E ESPOSA FILHAS E FILHOS E PARENTES E AMIGOS E VIZINHOS!PARA PROSPERIDADES , HARMONIAS,SUCESSO, ALEGRIA , E SORTE,SAUDE,DINHEIROS,AMOR,DORMIR BEME PROTEÇAOE FELICIDADES, BOAS NOTICIAS.UMA VIDA TRANQUILA HONESTA E PROSPERA E ALEGIAS E SORTE DEUS DOS JUSTUS E DEUS DAS JUSTAS.E ANIMO E BEM ESTAR.JANETE APARECIDA GABARDO.PARA DORMIR BEM E TER BOM SONHOS,PARA INTELIGENCIAE BEM ESTAR AMOR ALEGRIA E SORTE BOA VISAO E BONS SONHOS < E BOA INTELIGENCIA E PROSPERIDADES,DINHEIROS,ALEGRIAS,ANIMo, HARMONIA,PROSPERIDADES,!GABRIELA GABARDO DE LARA, GIL LARA, MARLENE KARVONSKI GABARDO DE LARA, GILBERTO ANTONIO DE LARA!HARMONIA PROSPERIDADES ALEGRIAS E SAUDE E SORTI E DINHEIRO E FINANCEIRAS ! COM PRAR UMA CASA BOA COM TODO CONFORTO E MORDOMIAE MONTAR UM NEGOCIOS COMERCIOS E UMA CHACARA !ABRIR OS CAMINHOS PAZ,SAUDE , ALEGRIAS,PROSPERIDADES, DINHEIROS,HARMONIAS,LAZER,DIVERSAo,BEM ESTAR!CURAS,DORMIR BEM E ANIMO! marilza fatima de lara cristiano rodrigues da rosa carla andressa fatima ferreira cauã andre ferreira da rosa felipe pereira da cruz marlene fatima de lara ribeiro gabriel henrique ribeiro da cruz carlos augusto neves moura marilize aparecida de lara carlos vinicius de lara moura katlyn vitoria de lara moura odete fatima neves moura ivo ferreira moura

    ResponderExcluir