MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brasil retoma controle de fazendas autorizadas a exportar para UE


Brasil voltou a gerenciar a lista de fazendas que exportam carne bovina.
'Lista traces’ foi criada após embargo europeu à carne bovina brasileira.

Do Globo Rural

O Brasil voltou a gerenciar a lista de fazendas autorizadas a exportar carne bovina para a União Europeia. Durante quatro anos o controle foi feito pelos europeus, que decidiam quem poderia fazer parte do grupo.
A lista de propriedades, chamada de ‘lista traces’, foi criada há quatro anos, depois do embargo europeu à carne bovina brasileira. Na ocasião, o bloco econômico identificou problemas na rastreabilidade da carne e passou a exigir vistorias nas fazendas e controle de quem poderia ou não vender para os países europeus. Foram meses de negociação.
A lista de quem pode exportar carne tem 1.948 propriedades de oito estados: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Para o Ministério da Agricultura, a autonomia terá reflexos imediatos para os produtores. “Os produtores vão ganhar bastante porque há economia de no mínimo 40 a 60 dias. As regras continuam as mesmas em relação às exigências aos fazendeiros que queiram fornecer animais para abate com destino à União Europeia. O assunto já está pacificado, agora, vamos avançar em outros temas com a União Europeia. Em abril ou maio devemos ter notícias boas”, disse Ênio Marques, secretário de Defesa Agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário