MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Blocos folclóricos abrem fim de semana de festa em Antonina


Cidade aparece nos registros do Brasil imperial e alimenta lendas.
Noite de sábado atrai crianças e filhos de pioneiros para a avenida.

Vinícius Sgarbe Do G1 PR, em Antonina

Cleverson Tavares, neto de um Rei Momo antoninense, destaque. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)Cleverson Tavares, neto de um Rei Momo antoninense, destaque. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)
Em uma noite quente e abafada, Antonina viu passar na avenida principal os blocos folclóricos (e também históricos) do carnaval 2012. A cidade do litoral tem uma das festas mais tradicionais do Paraná. Tradicional e também enigmática, porque nunca se precisou a data em que as coisas começaram a ser feitas como são hoje, com desfiles.
Em Antonina, as crianças são incentivadas a desfilar. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)Em Antonina, as crianças são incentivadas a desfilar. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)
Antonina aparece nos registros do Brasil imperial, mas também alimenta lendas urbanas de visitas reais. A linha do tempo é, basicamente, a vinda do entrudo (festa dos portugueses), depois o corso, a batalha de confetes, os ranchos e finalmente as escolas de samba.
O pai Adriano Bactéria acompanha o filho que desfila em um bloco folclórico. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)O pai Adriano Bactéria acompanha o filho que desfila em um bloco folclórico. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)
Para o agora, o carnaval é um momento cívico, quando os filhos dos pioneiros relembram de onde vieram, de muito trabalho e vontade de fazer um lugar feliz. Na foto acima, por exemplo, o pai Adriano Bactéria (em Antonina todos ganham apelidos que viram legítimos nomes de batismo) está ao lado do filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário