MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Artesanato com couro ecológico conquista mercado internacional


No PA, famílias participam de um grupo de produção de couro ecológico.
Desde 2003, o trabalho da comunidade de Maguari tem o apoio do IBAMA.

Do Globo Rural

Uma comunidade no Pará transforma o látex em couro ecológico, um material que lembra o couro. O produto é usado na produção de bolsas, sandálias e objetos de decoração, que já conquistaram até o mercado internacional.
Maguari fica a 82 quilômetros do município de Belterra, no oeste do Pará. Na comunidade da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Tapajós moram 23 famílias, que fazem parte de um grupo de produção e fabricação de couro ecológico criado em 1997 pelos próprios moradores do lugar. O objetivo do projeto é incentivar uma atividade extrativista, que não agride o meio ambiente, e mostrar o potencial do látex.
A comunidade de Maguari possui mais de 12 mil seringueiras, de onde é extraído o látex para a produção do couro ecológico, o principal meio de sustento da maioria das famílias.
O trabalho começa no seringal. O agricultor Almiro Rodrigues coleta o látex com bastante experiência, respeitando a natureza, garantido a renda da família e, ao mesmo tempo, o bem-estar do meio ambiente. “Nós trabalhamos com a seringa porque ela evita o desmatamento nas florestas”, explica.
O látex é coado e vai para o fogo por cerca de duas horas. O produto é jogado sobre um pano de algodão cru enrolado em um cilindro. O processo gera a manta de couro ecológico que pode ser tingida de qualquer cor. O pano de couro ecológico transforma-se com a criatividade das costureiras do grupo. Várias bolsas são produzidas em formatos e tamanhos diferentes.
Do couro ecológico também é possível fazer sandálias e peças decorativas em forma de animais como tartarugas e jacarés. As peças ficam expostas em uma lojinha da comunidade de Maguari.
Os produtos já ganharam visibilidade em vários estados do Brasil e do exterior. “A gente tem São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fora do país, exportamos para Alemanha, França e Itália”, diz Arimar Feitosa, assessor do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário